O seminário faz parte da Fórmula Elétrica Ceará, projeto que une esporte, educação e produção de conhecimento numa ação única no País e cria um polo de pesquisa e cooperação técnica bem singular. A ideia é utilizar o esporte automobilístico como meio para ampliar os espaços de ensino e pesquisa sobre mobilidade elétrica e as questões relacionadas ao tema, como pesquisa sobre bateria e geração de energia de maneira mais eficiente. Com essa iniciativa, o Ceará toma a dianteira de outras capitais e pode se tornar o estado com maior número de veículos desse perfil.
O programa integra o conceito da Fórmula SAE (Society of Automotive Engineers), modalidade de competição internacional na qual estudantes de graduação e pós-graduação das engenharias (especialmente Elétrica e Mecânica) constroem veículos do tipo fórmula. Ele tem dois eixos centrais: a formação de alunos e o compartilhamento da tecnologia para desenvolvimento dos protótipos automotivos e a realização da competição de Fórmula Elétrica.
Além da Unifor, participam do projeto a Universidade Federal do Ceará (UFC), o Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE) e a Universidade Internacional de Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A parceria se estende também à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), responsável pela construção dos protótipos. Além das instituições educativas, apoiam a ideia a Enel e o Governo do Estado do Ceará.
Fonte: Assessoria de Imprensa Degagé.