Da rotina para a história e das pessoas para o cotidiano: no espaço Memória, queremos entender, reconhecer e aprender com a história do prédio e das pessoas que passaram por ele. Acreditamos que, por trás de cada conta bancária existe uma vida única. E é aí que identificamos os verdadeiros valores.

 

Das experiências e novas conexões para a criatividade: nos debates de economia criativa, queremos abrir a discussão sobre a reinvenção contínua dos processos produtivos e negócios com base no futuro do trabalho e nas ideias das startups mais inovadoras do mercado. Além disso, uma pista de skate, uma horta interna, um loft e um atelier de objetos de sucata proporcionam experiências únicas e fazem com que se pense em novas formas criativas de se relacionar com as pessoas e os espaços.

 

Da arte para o olhar do futuro: por meio de exposições imersivas com artistas brasileiros e internacionais, o objetivo é sensibilizar a comunidade a partir da arte e provocar a reflexão sobre possíveis novas realidades – “uma forma nova de sentir o mundo”. Do alto para São Paulo: queremos olhar primeiro para dentro e assim enxergar a beleza do que há em nossa volta. Do Café do Mirante, se volta ao passado e se aprecia toda a cidade e sua história. E, do mirante, se enxerga a melhor vista de São Paulo.

 

2º andar:

Memória do 2

Neste primeiro andar você conhecerá o espaço de exposição, com projeção, que conta a história do edifício, desde a sua concepção até o Farol Santander, sua relação com a história da cidade e como se tornou um ícone para os paulistanos.. Experimente uma experiência imersiva em um ambiente audiovisual.

 

3° andar:

Memória do 3

Espaço de exposição com ambientes simulando como era o banco antigamente, experimente abrir uma conta bancária como era em 1947. Toda a cenografia conta com móveis e objetos originais da época, além de projeção, sonorização e interatividade.

 

4° andar:

Vista 360° por Vik Muniz

Neste andar você irá contemplar a instalação Vista 360 do renomado artista brasileiro Vik Muniz que reproduziu a vista do mirante com materiais inusitados. A vista mais icônica de São Paulo transformada em obra de arte.

 

5° andar:

Memória do 5

O andar totalmente preservado, traz de volta as instalações que abrigaram as antigas presidências e diretorias que por ali passaram, com mobiliário histórico e objetos da época expostos, com uma tecnologia de sonorização simulando sons, como se os ambientes estivessem ocupados. Lambris e mobiliários feitos artesanalmente, em madeiras nobres como Jacarandá, encomendados à época junto ao Liceu de Artes e Ofícios, estarão expostos ao público.

 

8º andar:

Arena do 8

Andar com estrutura para eventos em formato de arena, com 350m², capacidade para 100 pessoas e intervenção artística do Estúdio Choque. A cada duas semanas, aos sábados, serão promovidos grandes encontros e palestras sobre empreendedorismo e economia criativa, convidando o público a participar.

Para consultar programação acesse: https://www.farolsantander.com.br/#/programacao

 

19º e 20° andar

RISCOS E RABISCOS – LENDO A CIDADE

De 11/07/2019 a 03/11/2019

Há toda uma história a ser contada. Contada pelo mesmo sistema de letras com que você lê este texto. Sistema chamado alfabeto, em que palavras – e as imagens que delas resultam – passam a construir narrativas. O homem e sua história não é senão narrativa. É essa a história que nos cabe contar, por meio de uma exposição consagrada à tipografia urbana. A exposição vai aguçar seu olhar para o seu próprio habitat: a rua. Venha ao FAROL SANTANDER e descubra, aqui dentro, no espaço expositivo, que o caminho que percorre todos os dias é repleto de apelos, curiosidades, história, diversão, ludicidade. Vamos mostrar “a alma encantadora das ruas’, por meio da descoberta do que há de tipográfico no que nos cerca: bueiros, postes, placas, letreiros. Vamos ressaltar a importância do desenho das letras, as caligrafadas no caderno escolar ou as escolhidas no teclado de um celular. E mostrar, em oficinas, o vigor dos criadores de novos desenhos tipográficos no Brasil: a convivência do mundo eletrônico com o mundo do papel e do lápis, ainda que utilizando recursos da mídia eletrônica.

 

Pista do 21 – Em manutenção

22º e 23° andar

de 11.06.19 a 15.09.19

Metaversø, com curadoria de Antonio Curti, ocupará os andares 22 e 23 do edifício, reunindo 5 obras inéditas e preparadas especialmente para a mostra, por coletivos e artistas paulistanos como Bijari, VIGAS, SALA 28, AYA Studio, Bloco e Wesley Lee. Os grupos Sala 28 e AYA Studio expõe pela primeira vez seus trabalhos em uma mostra de arte, já o coletivo Bijari, existe há mais de 20 anos em São Paulo. Os artistas prepararam instalações imersivas e sensoriais inéditas, que evidenciam as relações entre luz, tecnologia e arquitetura como manifestação artística. O objetivo é, por meio de técnicas de led, laser e projeções, a criação de um Metaversø: espaço onde o mundo virtual transforma-se em uma metáfora do mundo real. As obras baseiam-se na concepção de universos.

 

26º andar:

Mirante e Café do 26

No mirante do 26º andar, você poderá acessar a área externa e observar dali, a 160 metros de altura, uma das vistas mais famosas da cidade. Junto ao mirante tem o Café do Farol por Café Suplicy que oferecerá serviço de alimentação e bebidas, ambientação Art Déco e vista para a cidade.

 

EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA FAROL SANTANDER

O 31º andar, no Farol apresentará a Cozinha Top Chef do 31, uma escola gastronômica para aulas e eventos, onde a didática está a serviço do sabor. As experiências serão completas e instigantes, com bebidas, comidas, conteúdo e entretenimento, sempre associados a boas práticas nutritivas e sustentáveis. O espaço contará com 19 estações de trabalho e equipamentos fornecidos pela Electrolux.