O Sesc Santana apresenta a mostra “Cine-Elas”, três sessões (ou três dias) que contam com uma sequência de exibições de curta e longas. A atividade integra a quinta edição do projeto De | Generadas, desenvolvido anualmente pela Unidade. Os temas explorados nos filmes abarcam a questão amorosa e outros afetos e dimensões da existência, como a ‘saída do armário’, a violência cotidiana em áreas periféricas, o acesso a direitos, as contradições internas de uma sociedade cindida e a maturidade.

 

O De | Generadas 5 parte do ponto de vista histórico da opressão sobre mulheres e do imperativo de um pensamento sobre gênero na sociedade para promover alguns questionamentos dentro de diferentes formatos de atividades (teatro, intervenções, espetáculos, oficinas, shows e outros). Após as exibições haverá debate sobre o conteúdo e contexto dos curtas. Com o Coletivo Cine Sapatão.

 

PROGRAMAÇÃO

12/3

Sessão I

Mediação: Rita Quadros

Debatedora: Quésia Pacheco

 

Lésbica

(Dir.: Marina Pontes. BRA, 2018, 5 min.)

“Quando me dei conta do que eu era, meu reflexo no espelho sorriu, embora eu mesma estivesse envolta em lágrimas” – Thalita Coelho.

 

Ocorridos do Dia 13

(Dir.: Débora Zanatta. BRA, 2016, 19 min.)

Cinco amigxs passam o domingo num apartamento. Lá fora acontece uma manifestação política. Xs jovens  se posicionam diante desse cenário conturbado e de um país dividido.

 

MC Jess

(Dir.: Carla Villa-Lobos. BRA, 2018, 20 min.)

Jéssica tem que enfrentar o preconceito cotidiano e encontra na arte uma forma de se expressar e superar suas inseguranças.

 

Caminhada Lésbica por Marielle

(Dir.: Rita Moreira. BRA, 2018, 16 min.)

O filme retrata a 16ª Caminhada de Lésbicas e Bissexuais de São Paulo, organizada com o lema “Somos Marielle: contra a criminalização da pobreza, o genocídio e a intervenção militar”.

19/3

Sessão II

Mediação: Fernanda Elias

Debatedora: Juliana Vicente

 

Vó, a senhora é lésbica?

(Dir.: Bruna Fonseca e Larissa Lima. BRA, 2018, 17 min.)

Num dos tradicionais almoços na casa de sua avó Clarissa, Joaquim solta a pergunta que dá título ao filme. Baseada no conto homônimo de Natalia Borges Polesso (Prêmio Jabuti). Lançamento em São Paulo.

 

Irene

(Dir.: Patricia Galucci e Victor Nascimento. BRA, 2011, 15 min.)

Irene é uma senhora que vive reclusa numa casa de campo. Quando sua neta decide aparecer inesperadamente para uma visita, ela começa a reviver sentimentos que pareciam esquecidos.

 

Páginas de Menina

(Dir.: Monica Palazzo. BRA, 2008, 19 min.)

1955. A jovem Ingrid candidata-se ao emprego numa livraria e conhece Silvia, uma mulher culta, de passagem pela cidade.

 

O Olho e o Zarolho

(Dir. Juliana Vicente e René Guerra. BRA, 2013, 18 min.)

Nesta fábula sobre a família moderna, Matheus tem duas mães. Sua “mãe número 1” entra em crise ao ver desenhos criados por ele, incerta de que está executando bem o seu papel.

26/3

Sessão III

 Mediação: Fernanda Elias

Debatedora: Viviane Ferreira