Em uma emocionante vitória relatada para a sustentabilidade, a nova energia renovável representou 72% de toda a expansão global de energia em 2019.
De acordo com novos dados divulgados na semana passada pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), o setor de energia renovável adicionou 176 gigawatts (GW) de capacidade de geração globalmente em 2019, embora isso tenha sido notavelmente menor do que os 179 GW (revisados) adicionados em 2018.
No entanto, as Estatísticas anuais de capacidade renovável 2020 da IRENA mostram que as renováveis cresceram 7,6% no ano passado, com a Ásia dominando o crescimento e respondendo por 54% do total de adições. Enquanto a expansão de energias renováveis desacelerou no ano passado, o crescimento total de energia renovável superou o crescimento de combustíveis fósseis em um fator de 2,6, continuando o domínio das energias renováveis na expansão de energia estabelecida pela primeira vez em 2012. A energia solar e eólica contribuiu com 90% da capacidade renovável total adicionada em 2019.
“A energia renovável é uma fonte econômica de nova energia que isola os mercados e consumidores de energia da volatilidade, apóia a estabilidade econômica e estimula o crescimento sustentável”, disse o diretor geral da IRENA, Francesco La Camera. “Com as adições renováveis fornecendo a maioria das novas capacidades no ano passado, fica claro que muitos países e regiões reconhecem o grau em que a transição energética pode gerar resultados positivos.
“Embora a trajetória seja positiva, é necessário mais para colocar a energia global em um caminho com desenvolvimento sustentável e mitigação do clima – os quais oferecem benefícios econômicos significativos”, continuou La Camera. “Neste momento desafiador, somos lembrados da importância de construir resiliência em nossas economias. No que deve ser a década de ação, são necessárias políticas facilitadoras para aumentar os investimentos e acelerar a adoção de energias renováveis. ”
As energias renováveis representaram pelo menos 70% da expansão da capacidade total em quase todas as regiões em 2019, exceto na África e no Oriente Médio, onde representaram 52% e 26% das adições líquidas, respectivamente.
As adições elevaram a participação renovável de toda a capacidade global de energia para 34,7%, ante 33,3% no final de 2018. A expansão da capacidade não renovável seguiu globalmente as tendências de longo prazo em 2019, com crescimento líquido na Ásia, Oriente Médio e África e descomissionamento líquido na Europa e América do Norte.
A Solar adicionou 98 GW em 2019, 60% dos quais na Ásia. A energia eólica expandiu em cerca de 60 GW, liderada pelo crescimento na China (26 GW) e nos Estados Unidos (9 GW) . As duas tecnologias agora geram 623 GW e 586 GW, respectivamente – quase a metade da capacidade renovável global. As hidrelétricas, a bioenergia, a energia geotérmica e a marinha exibiram modesta expansão ano a ano de 12 GW, 6 GW, 700 MW e 500 MW, respectivamente.
A Ásia foi responsável por mais da metade das novas instalações, apesar de expandir em um ritmo um pouco mais lento que em 2018. O crescimento na Europa e na América do Norte aumentou ano a ano. A África adicionou 2 GW de capacidade renovável em 2019, metade dos 4 GW instalados em 2018.
Fonte: Good News Network
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.