Quem nunca perdeu a paciência com um eletrônico e resolveu dar uma “pancada” para ver se ele voltava ao normal? No caso da NASA, isso funcionou muito bem. Após realizar uma manobra arriscada para recuperar a InSight, que havia ficado presa em solo marciano, a agência anunciou que, finalmente, conseguiu instalá-la de maneira apropriada.

A sonda térmica estava há mais de um ano sem realizar as pesquisas para as quais foi enviada. Apelidada de “toupeira”, espera-se que a aventureira possa continuar cavando por conta própria, de acordo com o planejado – uma vez que, agora no subsolo, não precisa mais lidar com as armadilhas do terreno solto em que estava inicialmente.

Não pense que as dificuldades param por aí. Para que a InSight forneça novas informações sobre a temperatura interna do planeta, é necessária uma perfuração de quase 5 metros de profundidade, o que significa que, caso algo dê errado novamente, é provável que uma simples pancada não funcione desta vez.

De qualquer forma, não pense que a sonda ficou de folga nesse tempo todo. Enquanto esperava para saber como sairia da enrascada, dados valiosos sobre tremores do solo marciano e sons extraterrenos foram captados – revelando curiosidades sobre a vida, o Universo e tudo mais.

 

Fonte: TecMundo


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.