As doações de empresas e pessoas físicas voltadas para o combate ao novo coronavírus no Brasil já somam R$ 5,09 bilhões. A cifra foi atingida nesta 3ª feira (19.mai.2020). Os dados são atualizados diariamente pela ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) no Monitor das Doações COVID 19.
Os segmentos que mais doaram são ligados ao sistema financeiro, com R$ 1,7 bilhão (34%). Em seguida, aparecem alimentação e bebidas, com R$ 762 milhões (15%), mineração, com R$ 539 milhões (11%), e as campanhas de doação, com R$ 338 milhões (7%).
O banco Itaú é a empresa privada brasileira que mais doou. A maior parte vem do aporte de R$ 1 bilhão anunciado em 13 de abril à Fundação Itaú Social. Os recursos aportados serão administrados por 1 grupo de especialistas que definirão as ações de combate à crise, entre eles o médio Drauzio Varella. A 2ª maior doação é da mineradora Vale, que se comprometeu a investir R$ 500 milhões. Em 3º lugar está a JBS, com R$ 400 milhões.
O site foi lançado há quase 2 meses, em 31 de março. A presidente da ABCR, Márcia Woods, disse ao Poder360 que o monitor contabiliza apenas contribuições em dinheiro. Doações de alimentos, álcool em gel e equipamentos não são computados. Ou seja, o volume de donativos ao combate à pandemia é muito maior que o registrado pelo site.
“É algo inédito no país. É uma movimentação expressiva. Ao longo desse processo nós começamos a adicionar as campanhas que foram surgindo nas plataformas de doações e se tornam cada vez mais volumosas. Hoje representam 7% desse montante. São 332 campanhas espalhadas por todo o Brasil e isso representa mais de 230 mil doadores.”
Márcia destaca o fenômeno das lives musicais. Ao longo das últimas semanas, campanhas em shows se tornaram cada vez mais populares. “Poucos artistas faziam isso, mas agora no Brasil uma grande gama está fazendo.”
A onda de solidariedade durante a pandemia não é exclusividade do Brasil. O presidente do Twitter, Jack Dorsey, por exemplo, anunciou a criação de 1 fundo de US$ 1 bilhão para ajudar os doentes em outros países.
Há alguns anos, campanhas filantrópicas vêm buscando aumentar os recursos sociais. Em 2010, Warren Buffet e o casal Bill e Melinda Gates lançaram o movimento The Giving Pledge. Eles convidam bilionários a doar mais de a metade de suas fortunas para obras sociais. Até agora, 209 bilionários de 22 países já aderiram à iniciativa.
Fonte: Poder 360
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