A NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos) foi fundada no ano de 1958. Ela funciona como núcleo de pesquisa, realização e comando de voos tripulados. Ela também abriga o MCC (Centro de Controle das Missões), cuja função principal é gerenciar todas as atividades que acontecem na Estação Espacial Internacional e todas as missões espaciais que são demandadas.
A agência é responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial, como o objetivo de “fomentar o futuro na pesquisa, descoberta e exploração espacial”.
Quando Mary Jackson começou sua carreira na NASA, ela foi a primeira engenheira negra. E foi colocada em um laboratório de informática segregado do resto das pessoas que eram brancas.
Homenagem
Agora, quase 70 anos depois, qualquer um que visita a agência espacial dos Estados Unidos em Washington DC tem que subir o Hidden Figures Way, até o que hoje é chamado de “Mary W. Jackson NASA Headquarters”.
Quem anunciou o nome, foi o administrador da NASA, Jim Bridenstine. E a homenagem vem em um momento histórico no movimento Black Lives Matter.
“Hoje, orgulhosamente anunciamos o prédio da Sede da NASA Mary W. Jackson. Nunca mais escondido. Continuaremos reconhecendo as contribuições de mulheres, afro-americanos e pessoas de todas as origens que tornaram possível a história bem-sucedida de exploração da NASA”, disse ele em um comunicado.
Carreira
Jackson cresceu em Hampton, Virgínia. E foi a sua paixão pela ciência que a fez ter um diploma duplo em matemática e ciências físicas. Ela trabalhou como professora em uma escola para negros em Maryland. E tinha como objetivo deixar os jovens estudantes interessados em ciências.
Fonte: Science alert
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.