Você já se perguntou qual o cheiro da Lua? Ou ainda, qual o cheiro do espaço? Provavelmente, não. Mas se a resposta for sim, em breve, você poderá sentir o cheiro da Lua e do espaço com esses dois perfumes lançados pela Eau de Space.
No dia 16 de julho, mesmo dia em que a missão Apolo 11 completa 51 anos, a empresa iniciou uma campanha de financiamento coletivo um tanto quando inusitada. Dessa forma, a Eau de Space começou uma campanha para arrecadar fundos afim de produzir um perfume com cheiro do espaço. Porém, além desse perfume, a campanha também prevê uma segunda fragrância, mas dessa vez, com o cheiro da Lua.
Mas, afinal, como seria esse cheiro?
Quando chegou a marca de U$ 40.000, o projeto conseguiu aumentar a dimensão do vidro dos perfumes que teriam o cheiro do espaço. Até o momento, a campanha já arrecadou mais de 500 mil dólares e conta com mais de 11 mil apoiadores. Contudo, para que seja possível conhecermos o cheiro da Lua, a campanha precisa chegar em US$ 700.000. Assim, ainda é possível apoiar o projeto dentro dos próximos 24 dias. Para isso, basta acessar sua página no Kickstarter, Na campanha, o preço de cada perfume é de 15 dólares, mas o valor final, depois de lançado, ainda não foi revelado.
Para que fosse possível produzir o perfume, foi necessário utilizar um antigo projeto criado pelo químico Steve Pearce. Desse modo, Pearce, que trabalhou na Omega Ingredients, ficou conhecido por recriar cheiros impossíveis de serem sentidos. Mas, por meio de sua pesquisa, seria possível produzir esses aromas e coloca-los em perfumes, por exemplo. Depois disso, em 2010, um grupo de artistas utilizou trabalho de Pearce na produção do aroma “Moondust Natural R342”, (“Poeira Lunar Natural R342”, em tradução livre).
De acordo com Pearce, o projeto foi criado com base na descrição do astronauta Charlie Duke, que esteve na Apollo 16. Na pesquisa, Duke descreveu o cheiro como forte e com gosto e cheiro de pólvora. Assim, o projeto serviu para, basicamente, matar a curiosidade de Pearce, uma vez que sua ideia original não foi para frente.
O aroma serviria para deixar o treinamento de astronautas mais realista
Segundo Pearce, sua ideia inicial era replicar o odor do espaço para deixar o treinamento de astronautas mais realistas. Sendo assim, ele, de fato, conseguiu recriar um aroma próximo. No entanto, a NASA acabou não comprando a ideia.
Mesmo não sendo aprovado pela Agência Espacial Americana, o projeto chamou a atenção de Matt Richmond, gerente de projetos da Eau de Space. Já na época, Richmond buscava recriar a fórmula e, para isso, buscou a NASA, mas não obteve sucesso na fórmula. Feito isso, o jeito foi recorrer ao próprio Pearce, que também está envolvido na campanha de financiamento.
Por fim, Richmond afirma que está curioso para saber qual dos dois perfumes será mais popular. Afinal, a Lua é mais palpável do que o espaço sideral. Mas, e aí, qual fragrância você gostaria guardada em um frasco? Você gostaria de ir ao espaço ou à Lua sem sair de casa? “Com tantos apoiadores do Eau de Space, a Lua precisa se cuidar para alcançar a marca”, afirma Richmond.
Fonte: Fatos Desconhecidos
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