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MINISTÉRIO DO TURISMO E VOLKSWAGEN FINANCIAL SERVICES APRESENTAM CONFERÊNCIA DOS MONSTROS – O MUSICAL.

Postado por Redação Instituto Pinheiro em 20/06/2022 - 12:00:11

 

Apresentado pelo Ministério do Turismo e pela Volkswagen Financial Services, com estreia marcada para 18 de junho no Teatro Procópio Ferreira, onde cumpre temporada até 14 de agosto, aos sábados e domingos às 15h, a nova produção da Turbilhão de Ideias é destinada a crianças e famílias. Lúdico e divertido, Conferência dos Monstros – o Musical vai levar o público para o centro da Terra, habitado por criaturas sensíveis, alegres e extremamente musicais, que a humanidade ainda desconhece: os monstros.

Com criação original de Gustavo Nunes, texto de Pedro Henrique Lopes e Gustavo Nunes, direção artística de Carla Candiotto, direção musical de Tony Lucchesi, cenografia e figurino de Clívia e José Cohen, iluminação de Wagner Freire, o espetáculo de teatro musical tem o elenco formado por Allira, Bel Nobre, Eduardo Leão, João Bio, Laura Binder, Leandro Massaferri, Martina Blink e Rodrigo Fernando.  O espetáculo inédito entra na bagagem da Turbilhão de Ideias no segmento dos infanto-juvenis, trajetória que já conta com O Menino que Vendia Palavras (2013), com Du Moscovis e Pablo Sanábio, que esteve em cartaz por mais de três anos e recebeu o Prêmio APCA; e O Jardim Secreto, basead o no filme homônimo, com Camilla Amado.

 

Sinopse

 

O Centro da Terra é habitado por criaturas sensíveis, alegres e extremamente musicais, que a humanidade ainda desconhece: Os monstros! Tudo corria bem nesse harmonioso universo, até o surgimento de um terrível vilão chamado “NADA”. Sua força devastadora rapidamente atinge milhares de monstros, obrigando Especialistas de todo o mundo subterrâneo a se reunirem para a CONFERÊNCIA DOS MONSTROS, que acontecerá na misteriosa Monstrosília. O herói da nossa jornada é MONSTRILDO, um atrapalhado e divertido adolemonstro de 1.200 anos de idade. Junto de sua família e dos Monstro-Especialistas, ele vai vivenciar muitas aventuras para organizar a Conferência e compreender que somente a união de diferentes povos e especialidades consegue combater o mal.

 

O produtor criativo

 

Gustavo Nunes tem histórico de idealizador de projetos. O produtor costuma pensar na temática e nos personagens para em seguida encomendar o texto. Foi assim com Cássia Eller, o MusicalSimples Assim, Rio Mais Brasil – o musical e Céu Estrelado – o musical, que ainda vai estrear. No caso de Conferência dos Monstros, Nunes resolveu ir mais a fundo, realizando a criação dos personagens, do enredo, do mundo onde eles habitam. “Fui me envolvendo e quando vi havia criado todo o universo dos monstros.”

A partir de então, convidou o autor e roteirista Pedro Henrique Lopes (Rauzito Beleza – Raul Seixas para Crianças, de 2019, melhor espetáculo infantil no Prêmio Música Rio; Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças, 2018; e Bituca – Milton Nascimento para Crianças, 2017, melhor roteiro no Prêmio Botequim Cultural, entre vários outros) para estruturar o texto teatral. Fazer parte da criação do texto teatral foi bastante espontâneo e natural. “Já alimentava a ideia de criar conteúdo infantil. Era um desejo entrar nessa área e desenvolver um projeto teatral para outras mídias também”, revela Gustavo.

Em seguida, o convite foi feito à diretora Carla Candiotto – Prêmio Governador do Estado, em 2015, pelo conjunto da sua obra e vários prêmios APCA e Coca-Cola FEMSA de melhor direção, melhor atuação e melhor texto adaptado. Entre seus espetáculos, destaque para Aladdin, o Musical, 2019; Que Monstro te Mordeu?, 2018; A Casa de Brinquedos , 2019, e A Canção dos Direitos da Criança, 2015, ambos com músicas de Toquinho. Feliz em se juntar à equipe de criativos, Carla Candiotto adianta que “o nosso herói é um monstro adolescente, bem pequenininho, que descobre sua especialidade – habilidade importante no seu mundo – por meio de uma aventura para salvar seus pais e também o mundo dos monstros”.

Gustavo comenta sobre a responsabilidade ao trabalhar com o público infanto-juvenil. “É muito importante levar conteúdo elaborado e de qualidade a pessoas nessa faixa etária, em formação escolar. É preciso ter critério para encantar a criança e fazer com que ela queira voltar ao teatro”. De acordo com ele, a proposta da peça é que “as crianças vivam essa magia, entrem nesse universo dos monstros, sem perder a emoção e a humanidade, que é o que nos aproxima”.

 

Sobre o Texto

 

No processo de escrita, Pedro Henrique Lopes trabalhou junto ao idealizador do projeto, Gustavo, que já tinha em mente o universo dos monstros. “Minha função foi encontrar a dramaturgia para os personagens, a história, como costurar todos os personagens e quais eram os conflitos que enfrentariam”, detalha. “O Monstrildo, nosso protagonista, está naquela fase em que não é mais tão criança, não é adulto nem adolescente. Ao mesmo tempo que seus pais –  Sopranilza e o Carimbomonstro – dizem pra ele ‘você é muito grande pra isso’,  também falam ‘você é muito novo ainda’”, fala o autor, certo de que a situação vai causar identificação nas crianças. “É um processo de descoberta dele enquanto monstro e tem muito a ver com as crianças. Enquanto vão crescendo, vão encontrando suas missões, suas vontades, seus desejos.  Além disso, o musical fala sobre família. A descoberta do poderes de todos os monstros e outros especialistas que agregam outras coisas interessantes para a jornada do nosso protagonista.”

 

Sobre o Figurino

 

Diretamente de Lisboade onde comanda de forma remota seu ateliê de arte, instalado no Rio há 33 anos -, CLÍVIA COHEN assina a criação dos cenários e figurinos do musical. Ela conta com o apoio de Lucila Belcic nos figurinos e do artista plástico José Cohen, seu sócio e sobrinho, no cenário. Ambos tocam o ateliê da artista, confeccionando suas criações – ele mora entre Belém do Pará e Rio; ela fica no Rio. Clívia explica que as peças vão vestir os atores sem cobrir seus rostos para não tirar a expressão na interpretação, uma forma de humanizar os personagens e valorizar a atuação do elenco. “Foi feita uma pesquisa a fim de que os personagens mantivessem as características dos monstrinhos, com as mesmas cores dos desenhos, e que os atores também tivessem sua expressão valorizada.”  Inspirados em desenhos criados sob a orientação de Gustavo Nunes, estão sendo confeccionados em vários materiais sintéticos – desde etaflon, uma espécie de esponja, a espuma de poliuretano, pelúcias, borrachas de EVA e veludo de lycra. Tudo para passar a ideia de flexibilidade, do “fofinho” dos monstros, como diz Clívia. Sobre o cenário, a criativa adianta: “É um espaço lúdico, conceitual, com referência a uma sala, um quarto, onde tudo se transforma em vários ambientes”.

 

Sobre as Músicas

 

O espetáculo tem estrutura de musical clássico, com texto e músicas inéditas compostas especialmente, com letra de Pedro Henrique Lopes e melodias de Tony Lucchesi. Como em todo espetáculo do gênero, as músicas fazes parte da ação e do diálogo, ajudam a contar a história. São 11 músicas e um medley final. “Em um dos números, chamado É só um monstro especialista chamar cada monstro tem uma sonoridade específica pois cada um vem de uma parte diferente do planeta. O resultado é super legal pois conseguimos estabelecer um diálogo entre muitas culturas diferentes”, diz, comentando que os arranjos das canções são cheios de energia com objetivo de dar bastante ritmo para a história. Acredito que as crianças irão gostar bast ante!” Sobre as audições, Tony conta que foi muito difícil escolher um elenco. “Eu, Carla e Gustavo como banca, nos deparamos com artistas muito bem preparados. As pessoas estão cada vez mais investindo nas habilidades técnicas do teatro musical e vem mostrando um material muito interessante nas audições. Pensamos muito na seleção do elenco, em cada artista para cada personagem e chegamos num elenco muito talentoso e equilibrado.”

 

Sobre a Turbilhão de Ideias 

 

Dirigida por Gustavo Nunes, a produtora Turbilhão de Ideias traz no currículo, entre outras produções, os musicais Isso que é amor e Cássia Eller, o MusicalA História de Nós 2Simples Assim, com Júlia Lemmertz;  Meu Quintal é Maior do Que O Mundo, com Cássia Kis;  Perfume de Mulher, com Gabriela Duarte; e Doidas e Santas, com Cissa Guimarães. Este ano, a Turbilhão traz para São Paulo outros tr& ecirc;s espetáculos teatrais – além do infantil, Céu Estrelado (23 a 26 de junho no CCBB), Uma Loira na Lua (com Alexandra Richter, de 5 de agosto 25 de setembro no Teatro Frei Caneca) e Cássia Eller, o Musical (em outubro no Teatro Frei Caneca).

 

Perfis dos personagens

 

  • Monstrildo

Desajeitado, simpático e carinhoso, este é Monstrildo. O monstro-adolescente de 1.200 anos adora filmes de terror, quer ganhar um irmão e vive em busca de atenção.

  • Sopranilza

A maior artista dos últimos milênios! A cantora com a voz mais aguda do Centro da Terra! Sopranilza tem 20.000 anos de carreira e já quebrou todos os recordes da música monstrífica.

  • Carimbomonstro

“Aprovado!”, “Negado!”, “Em diligência!”. Em meio a tantas palavras de ordem, cuidado para não ser o próximo carimbado por Carimbomonstro, o presidente da SCM – órgão responsável pela saúde dos monstros de todo o planeta.

  • Lucky

Lucky sabe tudo de tecnologia. O prodígio pré-adolescente de 11.500 anos é o inventor da WWM (World Wide Monsters), a internet dos monstros, que o transformou no ser mais rico do Centro do Mundo.

  • Buckin

A jovem Buckin é a mistura de charme, atitude e espírito sonhador. Moradora dos subterrâneos do Reino Unido, ela é descendente de uma nobre linhagem de monstro-especialistas.

  • Bourg

Nas profundezas do Rio Sena, na França, mora uma excêntrica monstra-artista. Admirada em todo o planeta, é uma gênia da criatividade monstrífica e consegue transformar qualquer coisa em uma bela obra de arte.

  • Sarcófaga

A história monstrífica esconde segredos milenares e existe uma monstra que guarda esse conhecimento: Sarcófaga.

  • Pablito

Diretamente dos campos de futebol mais profundos da América Latina, vem Pablito, que sonha em se tornar um grande craque dos gramados.

  • Woopy

Ele vem da Oceania, mas dá pra dizer que o mundo todo é sua casa. Tranquilo e sempre de bem com a vida, Woopy é um típico aventureiro, que adora explorar o planeta.

 

 

Ficha Técnica:

 

Criação Original: Gustavo Nunes. Texto: Pedro Henrique Lopes e Gustavo Nunes. Direção Artística: Carla Candiotto. Direção Musical: Tony Lucchesi. Cenografia e Figurino: Clívia e José Cohen. Visagismo: Anderson Bueno. Figurinista assistente: Lucila Belcic. Iluminação: Wagner Freire. Elenco: Allira, Bel Nobre, Eduardo Leão, João Bio, Laura Binder, Leandro Massaferri, Martina Blink e Rodrigo Fernando. Coordenação de produção: Diogo Gallindo Design: Julliana Della Costa. Assessoria de Imprensa – Fernanda Teixeira – Arteplural. Uma produção original: Turbilhão de ideias.

Apresentado por Volkswagen Financial Services

  • www.vwfs.com.br
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  • https://www.facebook.com/vwfsbrasil/

 

Perfis dos atores e seus personagens

 

  • Bel Nobre – Bourguinhon
  • Rodrigo Fernando – Lucky
  • Laura Binder – Sopranilza
  • João Bio – Monstrildo
  • Eduardo Leão – Carimbomonstro
  • Martina Blink – Sarcófaga
  • Alira – Buckin
  • Leandro Massaferri – Pablito
  • Boneco – Woopy

 

 

Serviço:

Temporada:

  • De 18 de junho a 14 de agosto de 2022. 
  • Local: Teatro Procópio Ferreira.
  • Ingressos – De R$ 25,00 a R$ 90,00.
  • Duração – 55 minutos.
  • Classificação. Livre. Recomendado para maiores de 4 anos.
  • Endereço: Rua Augusta, 2823, Cerqueira César, São Paulo CEP 01413-100.

Setor  Premium Inteiras –

  • Premium 1: 90,00 inteira
  • Setor  1: 70,00 inteira
  • Setor 2 : 50,00 inteira

Meias Setores :

  • Premium: 45,00 meia
  • Setor 1: 35,00 meia
  • Setor 2: 25,00 meia

SOBRE OS CRIATIVOS

Carla Candiotto (diretora) – Atriz e diretora, ganhou diversos Prêmios APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e Prêmios São Paulo (antigo Prêmio Coca-Cola FEMSA) de melhor direção, melhor atuação e melhor texto adaptado ao longo de sua carreira. E recebeu o prestigiado Prêmio Governador do Estado, em 2015, pelo conjunto da sua obra. Nascida em Jundiaí, traz entre os destaques da carreira, espetáculos como os musicais A Casa de Brinquedos (2019) e A Canção dos Direitos da Criança (2015), ambos com músicas de Toquinho (com texto, direção e coordenação de todo o processo criativo e produtivo coordenados por ela). Da mesma forma, foram criados espetáculos com o Aladdin, O Musical (2019), Que Monstro te Mordeu? (2018), adaptado da série da TV de Cao Hamburger, Cinderela Lá Lá Lá (2015) e Simbad, o Navegante (2015) em parceria com diferentes companhias e produtoras.

Pedro Henrique Lopes (autor) – Desenvolve, escreve e produz espetáculos teatrais. Entre seus projetos de maior destaque está Grandes Músicos para Pequenos, assistido por 200 mil pessoas. Autor teatral premiado, assina o texto de Detetives do prédio Azul – O Mistério do Teatro, Bituca – Milton Nascimento para Crianças, O Meu Sangue Ferve por Você, Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças e a versão brasileira do espetáculo irlandês Mojo Mickybo.

Tony Lucchesi – (diretor musical) Pianista, compositor, arranjador, preparador vocal e diretor musical carioca. Diretor musical e preparador vocal dos espetáculos “A Cor Púrpura” (2019), sob direção geral de Tadeu Aguiar e “Company” (2019), sob direção geral de João Fonseca. Diretor musical, arranjador e preparador vocal dos espetáculos “Quebrando Regras – Um Tributo a Tina Turner“ (2019), “Nelson Gonçalves – O Amor e o Tempo” (2019), “Elizeth, a Divina” (2018), “Bibi – Uma Vida em Musical” (2018), “VAMP” (2017) (também compositor das canções originais), “60! Doc. Musical – Uma D&eacut e;cada de Arromba” (2016), “Rock In Rio Now” (Lisboa – 2016), “Rock In Rio – 30 anos em 15 minutos” (RIR 2015) e “O Primeiro Musical a Gente Nunca Esquece” (2015).

Clivia Cohen – (Figurino e cenografia). Artista plástica, cenógrafa, figurinista e diretora de arte paraense. Fundou o Atelier Cohen em 1992 no Rio de Janeiro, e vem atuando em diversas áreas artísticas no Brasil , Angola e Portugal , onde reside atualmente. Há 31 anos no mercado. Entre os principais trabalhos, destaque para 2021 – A Melhor Versão (Cenário, Figurino e Direção de Arte), 2021 – Zé e Nina (Cenário, Figurino e Direção de Arte). 2021 – Pimentinha – Projeto Grandes Músicos Para Pequenos (Cenário e Figurino). 2020 – O Marido de Daniel (Cenário) – Direção: Gilberto Gawronski. 2019 – D.P.A. – Um Mistério no Teatro (Cenário), 2019 – Raulzito Beleza – Raul Seixas para Crianças (Cenário), 2018 – Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças (Cenário e Figurino), 2017 – Bituca  Milton Nascimento para crianças (Cenário e Figurino).

Wagner Freire (Luz).- Light designer premiado, presente em significativas montagens a partir dos anos 90. Destaques para trabalhos em Teatro – “Querô” de Plínio Marcos, “Almanaque Brasil”, de Noemi Marinho, “Aulis” de Celso Frateschi e Elias Andreato; “Guerra Santa” de Gabriel Vilela; “A Gaivota” de Tchecov, direção de Francisco Medeiros, “Ubu Folias Physicas Pataphysicas e Musicaes”, direção de Cacá Rosset, “Salomé”; “Joana Dark”; “Um porto para Elizabeth Bishop”; “O Evangelho Segundo Jesu s Cristo”, “ Blue Room” direção José Possi Neto, Rei Lear, com direção de Elias Andreato). Em Óperas –  “A “Traviata”, “IL Guarany”, “As Bodas de Fígaro” direção de José Possi Neto; “Os Pescadores de Pérolas”, direção de Naum Alves de Souza ; “Madame Butterfly” e “Cavaleira Rusticana”, direção Jorge Takla. Shows – Zizi Possi (“Valsa Brasileira”, “Mais Simples”, “Per Amore”, “Passione”, ‘Puro Prazer “,”Bossa”); Marlui Miranda, Jane Duboc , Banda Vexame , Lenine & Suzano, Wania Abreu, Leila Pinheiro. Em dança, Balé da Cidade de São Paulo nas coreografias “Como num Jardim”, “Plenilúnio”, “Entousiasmos” e “Baile na Ro&cc edil;a”, “Bailes do Brasil”- Coreografia de J.C. Violla e direção de Naum Alves de Souza, “Muito Romantico”, coreografia de Susana Yamauchi e João Mauricio e direção de Naum Alves de Souza, “Dança das Marés” direção de Ivaldo Bertazzo. Wagner já recebeu os prêmios: Shell 93/97, APCA 93, Apetesp 93/96/97, Coca-Cola 96, 97, 99, 2001, 2008 e Cultura Inglesa 97.

Anderson Nunes. (Visagismo) – Unindo técnica e talento, Anderson Bueno tornou-se um dos principais e mais premiados designers de maquiagem do Brasil. Autodidata, inicialmente formou-se em maquiagem e caracterização com a expert Corinne Perez, em 2001 e em maquiagem artística, no badalado Stick Art Studio, em Barcelona (Espanha).Especialista na maquiagem para espetáculos e grandes eventos também trabalhou como consultor de beleza do reality “Sob Medida”, programa exibido na Rede TV. Assinou a caracterização de grandes espetáculos como “Os Monólogos da Vagina”, “Hair Spray”, “A Gaiola das Loucas”, “Hebe – O Musical, “A Mentira”,  todos com direção de Miguel Falabella, “Senhora Macbeth” dire&cce dil;ão de Antônio Abujamra, “Zorro – Nasce Uma Lenda” com direção de Ulysses Cruz, entre tantos outros. Entre os  diversos prêmios que recebeu em sua carreira, destacam-se:  Prêmio Bibi Ferreira 2021 por “Madagascar” e em 2017 por “Hebe – O Musical”,  Prêmio Arte Qualidade Brasil 2016 por “ Uma Luz Cor de Luar” e em 2015 por “Frida Y Diego”, Prêmio Avon de Maquiagem 2010 pelo musical “A Gaiola Das Loucas”.

Data: 18/06/2022 até 14/08/2022
Horário: 15:00 às 16:05
Quando: Sábado e Domingo
Valor: R$ 25,00
Fonte: ARTEPLURAL Comunicação
Local: Teatro Procópio Ferreira
Endereço: Rua Augusta, 2823, Cerqueira César, São Paulo

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