
Ticiana Parada é uma artista inquieta que gosta de fazer diferentes experimentos e misturar elementos. Para ela, o que importa é estar em movimento constante. Os diferentes estilos e cores são misturados e ao final de cada obra podemos ver que toda essa mistura se transforma em arte. “Quando olho para o futuro, consigo me imaginar colaborando para que a cultura e a arte brasileira sejam interpretadas de uma forma mais popular, a qual todos sejam capazes de contemplar. Espero que a arte nos guie –principalmente – agora nesses tempos tão sombrios”, explica Ticiana. No mesmo dia, haverá um show, e estarão presentes personalidades e atores do filme “Nise: O Coração da Loucura”, do diretor Roberto Berliner. Após a abertura da mostra, a exposição poderá ser visitada por agendamento, na Rua Dias de Barros, 56 – Santa Teresa, RJ.
Sobre Ticiana Parada
Ticiana Parada nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas escolheu Niterói como sua cidade do coração. Artista autodidata, sempre gostou muito de desenhar e pintar, incentivada pelo seu pai que pintava nas horas vagas. Formada em Pedagogia , estudou Arte Moderna pela PUC RJ e Expografia e Projetos pela EAV Parque Lage. Trabalhou por mais de 30 anos, sempre envolvendo arte em seus projetos. Hoje a artista possui cerca de 1000 obras, entre pinturas, gravuras, cerâmicas e esculturas no Brasil e exterior.
Seu trabalho inspira-se no artesanato, na literatura e nas músicas brasileiras, refletindo, em suas obras, um retrato da vida comum e das questões sociais. Usa tintas acrílica, óleo e material reciclado, e tem como influências, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Pablo Picasso, Käthe Kollwitz, Fayga Ostrower, entre outros.
Participou de projetos de arte e de exposições individuais e coletivas no Brasil e Exterior tais como FESTIVAL CULTURAL DO BRASIL – VIENA e ARACAJU, CASA CÂNDIDO PORTINARI – SP, SECRETARIA DE CULTURA DE VOLTA REDONDA, MUSEU CASA DOS CONTOS – OURO PRETO MG, FUNDAÇÃO CEPERJ, CCBB de BRASÍLIA, SECRETARIA DE CULTURA DE NITERÓI RJ, PINACOTECA BENEDITO CALIXTO – SANTOS SP, CASA DA ESCADA AMARELA – SANTA TERESA RJ, SOCIEDADE BRASILEIRA DE BELAS ARTES – RIO DE JANEIRO, CENTRO CULTURAL DOS CORREIOS RJ, SOLAR DO JAMBEIRO – NITERÓI, entre outras.
Suas obras podem ser encontradas em exposição permanente nas galerias Casa Calango BA, Casa Áustria Brasil em Aracaju, CEPERJ e na Secretaria de Cultura de Volta Redonda.
- Email: ticianaparada70@gmail.
com - Site: www.ticianaparada.com.br
- Instagram: @ticiana_art
Nise da Silveira tornou-se uma referência nacional na Psiquiatria. Na contramão dos conceitos dominantes,libertou os pacientes em tratamento psiquiátrico do peso discriminatório da Psiquiatria, deixando-os livres para poderem se expressar humanamente. Radicalmente contrária às intervenções clínicas consideradas violentas, Nise foi pioneira ao introduzir, no Brasil, a terapia ocupacional baseada em expressões artísticas – e seu legado segue como uma das mais belas e potentes contribuições para o entendimento do inconsciente humano.
“Era surpreendente verificar a existência de uma pulsão configuradora de imagens sobrevivendo mesmo quando a personalidade estava desagregada.”
Nise da Silveira
‘O impacto primeiro [do trabalho de Nise] é de ordem filosófica: a psiquiatria não é apenas um ramo da medicina, mas um saber plural, poético e intenso.”
Marco Lucchesi, amigo e escritor.
Atualmente, a Casa da Nise, na R. Dias de Barros, 56 (antiga Rua do Curvelo) abriga um coliving, onde residem psicanalistas, estudantes em pós-graduação, pessoas ligadas ao cinema, entre outros. Além disso, sob a direção de Carlos Augusto (professor) e Mônica Flor (responsável pela montagem e produção de eventos), são realizados mensalmente, no quintal, shows intimistas (50 a 70 pessoas), shows com artistas amigos, sempre na linha da MPB, bossa, jazz, tango. O espaço também abriga exposições e eventos que valorizem a arte, tanto quanto sua antiga moradora.
A Casa da Nise é um endereço de valor histórico, cultural e social não só para o Rio como para todo o Brasil, dado a importância de Nise da Silveira na luta por transformações, por respeito e dignidade humana.
Instagram: @casadanise
- Exposição: Sangue Latino
- Artista: Ticiana Parada
- Data: 15 de abril de 2023
- Horário: 18h
- Local: Casa da Nise
- Rua Dias de Barros, 56 – Santa Teresa, RJ.
- Visitação: após 15/04, por agendamento pelo e-mail ticianaparada70@gmail.
com - Reservas por DM @casadanise
- Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem