Endereço: Rua Augusta, 2823 - Cerqueira César
CEP: 01412-100
Telefone: (11) 3083-4475
Site/e-mail: www.teatroprocopioferreira.com.br
Valor: Consulte valor no site
Funcionamento: Consulte a programação no site
Horário: Consulte a programação no site
Cidade: São Paulo
Estado: SP

Descrição:

Teatro Procópio Ferreira

 

Ao longo de mais de 60 anos, o teatro abrigou importantes espetáculos como “Cauby! Cauby!”, “Um marido ideal”, “Misticismo”, “João e Maria”, “A Gorda”, “Nelson Freitas e vocês”, “Norma” e muitos outros.

 

Em 2005, o teatro passou por uma grande reforma, incluindo a instalação de novo assoalho no palco da sala, ar condicionado e modernos sistemas de som e luz, tudo para oferecer mais conforto ao público.

 

Atualmente, o teatro tem capacidade para 632 pessoas, salas com acesso para deficientes físicos e estacionamento próprio. Além de privilegiada localização na Rua Augusta, umas das mais famosas e charmosas ruas da cidade de São Paulo.

 

Considerado um dos grandes nomes do teatro brasileiro, Procópio Ferreira, nome artístico de João Álvaro de Jesus Quental Ferreira, nasceu em 1898, no Rio de Janeiro, onde estudou na Escola Dramática. Foi ator, diretor de teatro e dramaturgo. Desde cedo, Procópio descobriu seu talento de envolver a plateia, arrastando aos seus espetáculos contingentes de público de fazer inveja aos maiores sucessos de hoje.

 

Em 62 anos de carreira, Procópio interpretou mais de 500 personagens em 450 peças de todos os gêneros, desde o teatro de revista até a tragédia grega. Em toda a História do Teatro Nacional, foi o ator que maior número de peças nacionais interpretou e que maior número de autores lançou.

 

Procópio Ferreira atuava no circo-teatro, gênero que, se não foi criado no Brasil, aqui teve pleno desenvolvimento.

 

 

Tratava-se de um circo que, além de números de acrobacia, malabarismo e palhaçada, apresentava a adaptação de peças de teatro. Do circo-teatro passou às comédias. Procópio Ferreira dizia que o sucesso chegou quando ele parou de pensar com a sua própria cabeça para pensar com a cabeça do público.

 

Sua primeira peça foi Amigo, Mulher e Marido, fazendo o papel de um criado, em 1917, no Teatro Carlos Gomes. Seu maior sucesso no teatro foi o espetáculo Deus lhe Pague, de Joracy Camargo, com o qual viajou pelo País inteiro e exterior.

 

Procópio é pai de uma das mais importantes atrizes e diretoras brasileiras, Bibi Ferreira. Atuação na televisão. Procópio também fez televisão e participou das telenovelas A Grande Viagem, As Minas de Prata, Redenção, Dez Vidas e Divinas & Maravilhosas.

Fonte: Teatro Procópio Ferreira

Obs: As informações acima são de total responsabilidade da fonte declarada, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio ou atualizações da mesma nessa página. Recomendamos contato telefônico ou visita ao site do espaço para maiores detalhes antes da visita!