O Rio de Janeiro receberá a 31ª edição dos Jogos Olímpicos em 2016. Este é o maior evento multiesportivo do mundo e tem um significado muito importante para as nações, já que se trata de uma verdadeira confraternização mundial do esporte.
Os Jogos Olímpicos surgiram na Grécia Antiga. De acordo com a mitologia grega, a competição começou quando Hércules chegou à Ilha de Creta, onde construiu um Estádio para a prática de corrida. Os jogos aconteceram de maneira natural, mantendo um caráter nobre e competitivo.
Os ramos das palmeiras eram usados para a confecção de coroas para os vencedores dos jogos. Na Grécia Antiga, os atletas que venciam os jogos eram considerados semideuses.
Com o passar do tempo, os romanos dominaram as olimpíadas e as transformaram em competições cruéis. Em seguida, o imperador Teodósio II resolveu proibir a prática dos Jogos Olímpicos durante todo o Império Romano.
Uma nova história para os Jogos Olímpicos
Muitos anos depois da proibição dos Jogos Olímpicos, no século XIX, Pierre de Fredi, conhecido como o Barão de Coubertin, decidiu recriar a competição. Em 23 de junho de 1894, ele instituiu o Comitê Olímpico Internacional, e em 1896 ficou definido que a competição mundial aconteceria de quatro em quatro anos, sendo realizada sempre em uma nação diferente.
O objetivo do Barão de Coubertin era promover o ideal olímpico de harmonia, igualdade e desenvolvimento por meio do esporte. Dessa forma, a competição ficou marcada por proibir qualquer tipo de discriminação religiosa, política, social ou racial.
A última edição recente, antes dos jogos do Rio de Janeiro, em 2016, foi Londres 2012. O evento cresceu e se tornou a principal competição do esporte internacional, sendo aguardado com ansiedade e expectativa de quatro em quatro anos.
Atualmente, os Jogos Olímpicos reúnem delegações de mais de 200 países. A tradição olímpica persiste e já dura mais de 2.500 anos, desde a Grécia Antiga, período no qual foram realizadas cerca de 300 edições dos jogos.
Uma curiosidade interessante: o Templo de Parthenon, em Atenas, é considerado o berço dos Jogos Olímpicos, além de ter sediado a primeira edição dos Jogos na Era Moderna.
Na Era Moderna, os Jogos Olímpicos só foram interrompidos durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.