Todo mundo está familiarizado com o McDonald’s. Os Arcos Dourados, o Big Mac, as Refeições Felizes … são coisas de boas lembranças de infância e prazeres culpados até a idade adulta. Porque, sejamos honestos: às vezes, você apenas deseja um Big Mac e algumas batatas fritas, e não há absolutamente nada que possa satisfazê-lo, exceto a coisa real.
Fundada em 1940 por Richard e Maurice McDonald (também conhecido como Dick e Mac), levou um empresário chamado Ray Kroc e uma tonelada de drama para catapultar o McDonald’s para a fama global que eles têm hoje. Segundo a história oficial do McDonald’s , Kroc comprou os irmãos em 1961 por US $ 2,7 milhões – ajustados pela inflação , ou seja, cerca de US $ 23 milhões no dinheiro de hoje. Isso é muito dinheiro, mas considerando Statista diz que a marca McDonald’s valia mais de US $ 126 bilhões em 2018, é seguro dizer que foi um bom investimento.
Então, sabemos que o McDonald’s é enorme e sabemos que você já esteve lá dezenas de vezes. Mas … o que você não sabe sobre o McDonald’s? Provavelmente não surpreende que uma empresa desse tamanho tenha uma tonelada de histórias estranhas que eles tentam manter em silêncio, então essa é a verdade não contada do McDonald’s.
O McDonald’s lembrou uma vez um milhão de McNuggets
Embora os clientes da Stateside possam não ter ouvido falar sobre isso, o McDonald’s Japão teve alguns problemas importantes em 2014 e 2015 – problemas tão grandes e tão nojentos que a Mother Jones relatou que eles levaram a um declínio de 10% nas vendas.
Tudo começou em julho de 2014, quando o McDonald’s interveio para tomar uma ação séria contra um de seus fornecedores de frango, o Shanghai Husi Food Co. Rumor dizia que a fábrica estava misturando o produto vencido com as coisas novas e depois enviando-o para o McDonald’s, Starbucks, e Burger King no Japão e na China – e isso é nojento. Apenas um mês depois, um cliente em Osaka encontrou um pedaço de um dente humano em suas batatas fritas, e ele não precisa ser dito o quão grande um negócio que era.
Então, no início de 2015, houve vários relatos de clientes encontrando pedaços de plástico e vinil em seus Chicken McNuggets , liderando a retirada de um milhão de pedaços de frango pequenos. O fornecedor deles, Cargill, investigou e chegou à conclusão de que a contaminação não ocorreu em sua fábrica. Então de onde isso veio? Talvez nunca saibamos … mas estava lá.
O Big Mac do McDonald’s não tem marca registrada na Europa
Digamos que você esteja abrindo um restaurante em Nova York e queira chamar um de seus hambúrgueres de Big Mac . Você acha que isso funcionaria bem para você? Agora, se você abrisse na Espanha? Você ficaria bem!
Isso porque o McDonald’s realmente perdeu a marca registrada para o Big Mac na União Europeia após uma decisão do Escritório de Propriedade Intelectual da UE (via Reuters ), e foi assim que aconteceu.
O The Guardian diz que foi na década de 1960 que Pat McDonagh recebeu o apelido de “Supermac” durante uma partida de futebol no Condado de Westmeath, na Irlanda. Mais tarde, McDonagh abriu uma cadeia de hambúrgueres de enorme sucesso, e ele a chamou de Supermac. Quando ele tentou abrir locais fora da Irlanda, o McDonald’s afirmou que “Supermac” estava muito perto do “Big Mac” e levaria à confusão da marca. Mas o EUIPO decidiu a favor da Supermac e foi um grande negócio – isso não significava apenas que a cadeia irlandesa poderia se expandir para outros países da UE, mas também significava que a marca registrada “Big Mac” era nula.
E isso é enorme, especialmente considerando o número de McLawsuits que o McDonald’s já registrou e venceu. Eles até impediram um dentista de abrir uma clínica chamada “McDental” e um café de Cingapura de obter a marca “MACCOFFEE”. Agora, um precedente diferente foi definido.
McDonald’s é o maior distribuidor de brinquedos do mundo
O McDonald’s não é apenas comida, e se você tem boas lembranças de abrir sua refeição feliz para ver qual brinquedo você tem, certamente não está sozinho. Happy Meals fez sua estréia em 1979 (e custou US $ 1), e eles têm sido um grampo popular desde então. Tão popular, de fato, que o Motley Fool diz que, em 2004, eles representavam cerca de 20% das vendas, o que fez do McDonald’s o maior distribuidor de brinquedos do mundo. E isso é incrivelmente valioso: conquistar o coração das crianças e você não apenas chama a atenção dos pais, mas também tem clientes para toda a vida.
As refeições felizes também estão mudando com os tempos. Em 2014, o The Atlantic informou que, como o McDonald’s do Reino Unido realizou uma promoção que oferecia códigos para e-books em vez de brinquedos, ele os tornou – pelo menos temporariamente – o maior distribuidor de livros do Reino Unido. Veja, eles podem usar seus poderes para o bem!
Aqui está um fato divertido: Sim, alguns desses brinquedos do McDonald’s valem uma quantia decente de dinheiro. De acordo com o Mental Floss , se você tem os McFurbys da década de 90, qualquer uma das primeiras figuras de Diener Keshi do final da década de 1970 e início da década de 1980, qualquer um dos brinquedos da Monsters, Inc. ou conjuntos completos dos brinquedos dos Minions ou dos 101 dálmatas , você pode ganhar um pouco de dinheiro extra.
O McDonald’s não é a maior cadeia de fast food dos EUA
O McDonald’s é enorme e está em todo lugar. Mas aqui está a coisa realmente surpreendente: elas historicamente não são a maior cadeia de fast food do mundo – nem por um longo tempo.
Primeiro, um aviso: é difícil fornecer números exatos, porque muitos locais estão abrindo e fechando o tempo todo. Então, vamos falar sobre 2017.
Segundo a CNBC , o McDonald’s era apenas a segunda maior rede do mundo, no que diz respeito às localizações físicas. Enquanto eles tinham 37.241 restaurantes, eles foram facilmente derrotados pelo Subway e seus 43.912 locais. A Starbucks era um terço surpreendentemente distante, atrás de suas 27.339 lojas.
Mas isso é um pouco enganador. No que diz respeito ao crescimento das vendas, a Starbucks e o McDonald’s estavam a quilômetros de distância.
E agora, vamos falar sobre 2018 e lojas apenas nos EUA. Segundo o Business Insider , o Subway ainda estava no topo da pilha com cerca de 25.800 localizações domésticas. Mas a Starbucks havia passado recentemente pelo McDonald’s, abrindo 14.300 lojas em comparação aos cerca de 14.000 restaurantes americanos do McDonald’s. Vai saber!
McDonald’s não ganha dinheiro vendendo comida
De relance, o McDonald’s produz e vende alimentos. Então, deve ser assim que eles ganham dinheiro, certo? Não é bem assim, diz Quartz .
Eles descobriram que uma grande porcentagem de seus lucros não vem de Big Macs e batatas fritas, mas de imóveis. Parte de suas estratégias de franquia envolve a compra do terreno onde o restaurante ficará e, em seguida, a locação do lote para o franqueado – e cerca de 85% dos locais do McDonald’s são administrados por franqueados. Mais do que isso, eles costumam arrendar as propriedades com grandes margens de lucro, o que significa que, embora o McDonald’s médio fature cerca de US $ 2,7 milhões por ano, o salário médio para levar para casa de um franqueado é de apenas US $ 154.000 por ano. Cerca de 22% dos lucros brutos são alugados e os números são surpreendentes.
A partir de 2016, o McDonald’s possuía cerca de US $ 30 bilhões em imóveis, e isso gerou um lucro anual de US $ 4,5 bilhões. Fale sobre um plano de negócios brilhante.
O custo de fazer negócios para o McDonald’s é chocante
Se você já pensou que administrar uma franquia do McDonald’s pode ser para você, aqui estão alguns números surpreendentes dos bastidores que podem fazer você pensar duas vezes – começando com o fato de que o Business Insider relatou que o McDonald’s exige que cada um de seus novos franqueados ter $ 750.000 em ativos líquidos disponíveis antes mesmo que eles considerem você.
Os custos de inicialização podem variar de US $ 958.000 a US $ 2,2 milhões e incluem tudo, desde a construção até equipamentos de cozinha e sinalização. Os franqueados são responsáveis por pagar 40% disso com dinheiro não emprestado – embora eles permitam que você o peça emprestado.
Então, os franqueados pagam uma taxa de franquia de US $ 45.000, além de 4% das vendas brutas todos os meses … junto com o aluguel. Eles também são responsáveis por quaisquer atualizações que precisem ser feitas no restaurante para mantê-lo alinhado com outros locais do McDonald’s, e algumas dessas taxas são bastante chocantes. Um quiosque Create Your Taste custará US $ 125.000, uma máquina de café expresso McCafe custa US $ 13.000 e as atualizações para o interior podem chegar a US $ 600.000.
O McDonald’s baseou uma campanha publicitária em torno de uma música sobre um assassino
Se você tem certa idade, deve se lembrar da campanha “Mac Tonight” do McDonald’s. É aquele com a lua usando óculos de sol super suaves e cantando sobre como o McD’s estava no jantar, não apenas no almoço. Mas aqui está a coisa estranha: a música que eles escolheram para parodiar era sobre um criminoso e assassino.
A música era Mack the Knife , que ficou famosa pelo astro dos anos 50 Bobby Darin. É cativante, com certeza, mas também é uma música baseada em uma música alemã da The Threepenny Opera. Essa era originalmente uma história bastante gráfica e incrivelmente violenta sobre um homem chamado Macheath (que na verdade remonta a 1728, diz The Concourse ). Enquanto “Moon Man” do McDonald’s cantava letras como “Quando o relógio bate / 6 e meia, bebê / Hora de ir para / Luzes douradas”, Darin havia cantado letras como “Você sabe quando aquele tubarão morde / Com os dentes, bebê / Scarlet vagas / Comece a se espalhar. ” Também há versos inteiros sobre alguém sendo afogado no fundo de um rio com um par de sapatos de cimento, e as damas da noite fazendo fila para Mack e, bem, isso ‘
A campanha desapareceu abruptamente, e isso se deve principalmente ao filho único de Darin ter processado o McDonald’s por US $ 10 milhões. A internet nunca esquece, no entanto, e o Moon Man passou a ter uma vida de campanha publicitária pós-mainstream como um meme racista criado por YTMND, um grupo de spinoff Something Awful / 4chan.
McDonald’s não é bem-vindo em muitos países
Há uma tonelada de restaurantes McDonald’s em todo o mundo, mas surpreendentemente, existem várias cidades e países que não têm um único local. Veja Florence: em 2016, o The Telegraph estava relatando um processo que o McDonald’s havia aberto contra a cidade depois que eles se recusaram a deixar os Arcos Dourados se instalarem na Piazza del Duomo.
Que outras áreas não conseguem o conserto do McDonald’s? Quando os militares dos EUA fecharam sua base nas Bermudas em 1995, o McDonald’s também fechou – e eles não reabriram por causa da Lei de Restaurantes Proibidos de 1977. O Irã os expulsou em 1979 e, em vez disso, abriga uma cadeia chamada Mash Donald’s. A Macedônia e o McDonald’s tiveram uma briga, e o McDonald’s optou por sair da Bolívia depois que uma espécie de desdém em todo o país pela cadeia resultou em vendas fracas.
Barbados – que tradicionalmente não come muita carne bovina – foi outro experimento fracassado, com o McDonald’s durando apenas um ano. Há muitos rumores sobre o motivo pelo qual o McDonald’s nunca abriu no Montenegro e, é claro, não há na Coréia do Norte.
Mas o mais fascinante de tudo é a Islândia, que se despediu do McDonald’s em 2008. Segundo a Culture Trip , o amor por uma rede de hambúrgueres islandeses chamada Hamborgarabulla era tão forte que as pessoas boicotaram o McDonald’s. Porém, os visitantes ainda podem parar e ver o último hambúrguer do McDonald’s já servido, já que está sentado no Reykjavik Bus Hostel, parecendo o mesmo de anos atrás.
McDonald’s fez um movimento maciço para proibir canudos
Se todos fizessem apenas uma coisa para ajudar o meio ambiente, isso faria uma enorme diferença. Em 2018, os plásticos descartáveis - principalmente os canudos – foram manchetes quando as pessoas começaram a perceber o quão ruim para o ambiente são. Segundo a Ocean Collectiv (via CNBC ), eles são um dos itens mais comumente encontrados durante as limpezas de praias, e o problema de se livrar deles é que as alternativas são muito mais caras.
Mas o McDonald’s ainda prometeu abandonar os canudos, começando com seus restaurantes no Reino Unido e na Irlanda. Segundo o The Independent , todas as 1.361 localidades terão seus canudos de plástico substituídos pelos de papel, a um custo muito maior para os Arcos Dourados. Mas funcionários do governo e clientes elogiaram a decisão, e não por um momento tão cedo. As estimativas da ONU sugerem que, a menos que algo importante seja feito, até 2050 os mares conterão mais plásticos que peixes … e isso é terrível. Obrigado, McDonald’s!
Os arcos dourados acidentalmente projetados pelo McDonald’s nem sempre são dourados
Hoje, os Golden Arches do McDonald’s estão entre os logotipos mais reconhecíveis do mundo, mas surgiram acidentalmente. Segundo a BBC , os irmãos McDonald se reuniram com o arquiteto de Los Angeles Stanley Clark Meston para criar um design diferenciado para seus edifícios. No topo do prédio de telhado plano que construíram, Richard McDonald acrescentou dois semicírculos gigantes destinados a chamar a atenção dos transeuntes – todos os clientes em potencial. Meston transformou isso no “M” que todos conhecemos e amamos hoje, e os primeiros foram instalados junto com o primeiro restaurante franqueado, aberto em Phoenix, Arizona, em 1953.
Passou por mais alguns ajustes, e aqui está a coisa estranha: eles não são todos de ouro.
Quando o McDonald’s abriu sua localização em Sedona, Arizona , eles tiveram que obedecer às leis locais que serviam para proteger a aparência da paisagem, de modo que seu “M” é turquesa. Existem leis semelhantes em outras áreas, o que significa que o “M” em Monterey, na Califórnia, é preto, e os de Bruges e nos Champs-Elysees em Paris são brancos.
E aqui está um fato estranho e divertido que você nunca poderá desconhecer: os psicólogos freudianos sugeriram que é um logotipo tão popular porque é uma reminiscência da fonte original de nutrição da humanidade – os seios.
McDonald’s teve o processo legal de longa data na história inglesa
O McDonald’s é uma das partes envolvidas no processo legal mais antigo da Inglaterra na história, e é tão saga quanto você esperaria.
Em poucas palavras: em 1986, o Greenpeace de Londres lançou um panfleto chamado “O que há de errado com o McDonald’s – tudo o que eles não querem que você saiba”. Havia todo tipo de acusação, desde maus tratos a animais até encorajamento de lixo. Em 1990, o McDonald’s entrou com um processo por difamação contra cinco pessoas. Três pediram desculpas, mas Helen Steel, uma trabalhadora de meio período em bares, e David Morris, um funcionário postal desempregado (ambos na foto), foram a tribunal.
A dupla quase não recebeu ajuda e, quando apelaram ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos por assistência jurídica contra os milhões que o McDonald’s estava jogando para eles, disseram-lhes que estavam fazendo o suficiente por si próprios. A BBC diz que não foi até 1994 que o julgamento completo entrou em ação e gerou cerca de 60.000 páginas de documentos.
Só terminou em 19 de junho de 1997, quando o juiz emitiu seu veredicto de 762 páginas e ordenou que Steel e Morris pagassem 60.000 libras em indenizações, achando que o McDonald não era culpado de muitas de suas acusações. A dupla se recusou a pagar, o McDonald’s disse que não tem interesse em cobrar, e o caso entrou na história.
O McDonald’s Chicken McNuggets pode ter morrido de insuficiência cardíaca
Nem todo mundo adora o McDonald’s , especialmente os ativistas dos direitos dos animais. A posição oficial da rede diz : “Acreditamos que tratar os animais com cuidado e respeito é parte integrante do nosso compromisso em servir alimentos seguros aos clientes do McDonald’s”, e isso é admirável. Mas grupos de direitos dos animais dizem que não estão cumprindo seus compromissos.
Em 2018, a Animal Equality fez parceria com outras organizações para se manifestar nos locais do McDonald’s e transmitir o iAnimal, uma experiência de realidade virtual que levou as pessoas “dentro” das fazendas industriais para ver o sofrimento das galinhas que finalmente chegaram ao menu do McDonald’s. Eles chamaram o McDonald’s não apenas por suas políticas (via PR Newswire ), mas por não serem os líderes em bem-estar animal que pensavam que deveriam ser.
De acordo com o Independent , uma das questões centrais eram práticas de criação não naturais que resultaram em galinhas que cresceram muito rápido demais e acabaram sofrendo todos os tipos de problemas de saúde e insuficiência cardíaca. Tudo isso aconteceu logo após o anúncio do McDonald’s (via Reuters ) de que eles iriam elevar o padrão de atendimento de suas galinhas … até 2024. É bom o suficiente?
Você não deve atravessar o drive-thru a cavalo no McDonald’s
Você já se perguntou se você poderia passar pelo drive-thru e satisfazer seu desejo por um McFlurry enquanto você está, digamos, andando a cavalo? Se você não se perguntou … você realmente viveu?
Há um número surpreendente de pessoas que não apenas tentaram, mas que fizeram manchetes por isso. Em março de 2018, a BBC informou que um homem em Suffolk, na Inglaterra, trotara até o drive-thru e tentara pedir um café com leite McCafe antes de ser informado que o drive-thru não era para cavalos. (Ele entrou para pegar seu café.) Poucos meses depois, aconteceu novamente em Worcestershire. O cliente queria um Big Mac e o cavalo? O nome dele era Oliver, informou o Express . Eles não foram servidos pelo McDonald’s, mas receberam um lanche de um café Nero nas proximidades.
Isaiah Rhones, da Carolina do Sul, teve melhor sorte, quando o AJC o flagrou na câmera passando pelo drive-thru para comprar um pouco de chá e tortas de maçã (e sim, seu fiel corcel também recebeu uma guloseima com sabor de maçã).
Mas um McDonald’s na Nova Zelândia não estava com nada disso quando recusaram duas mulheres a cavalo. Segundo a Wide Open Pets , a cadeia citou razões de saúde e segurança para afastar os ciclistas.
McDonald’s não é mais McLovin ‘Ronald McDonald
Por décadas, Ronald McDonald tem sido o rosto do McDonald’s, mas nos últimos anos … nem tanto, e acontece que as pessoas estão pedindo sua cabeça há muito tempo.
Segundo a The Street , houve um grande impulso em 2011 para se aposentar. Por quê? Porque, segundo as petições, ele estava sendo usado para comercializar itens de comida rápida não saudáveis para crianças, e isso não era bom. Na época, a CBR diz que já estava saindo: o McDonald’s estava mudando seu marketing para adultos e já havia se livrado da maioria dos outros personagens do McDonaldland. Ainda assim, Ronald estava sendo cada vez mais envolvido com mascotes como Joe Camel, que representava uma empresa agora condenada por tentar fazer com que os cigarros atraíssem os jovens.
Em nenhum lugar isso era mais visível do que a tentativa infeliz de dar a Ronald sua própria conta no Twitter. A Forbes diz que, quando a rede decidiu publicar seu tweet mascote com o #RonaldMcDonald em 2014, tudo correu tão bem quanto o esperado. Havia mais ódio do que amor, e seu destino foi finalmente selado em 2016. Ele foi oficialmente aposentado quando o mundo começou a ver pessoas vestidas como palhaços assustadores e ameaçadores em todos os lugares, e foi quando o McDonald’s decidiu que bastava.
Hoje, ele só aparece ocasionalmente – como na parada do dia de ação de graças (pelo New York Post ) e, é claro, nas instituições de caridade da Ronald McDonald House .
Fonte: Mashed
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.