Muitas pessoas acham que os problemas de sono se resumem a não conseguir dormir quando, na verdade, a coisa é bem mais profunda do que isso. Tem gente, por exemplo, que dorme normalmente, mas acorda muito durante a noite e acaba tendo uma qualidade de sono abaixo do ideal, o que compromete não apenas o rendimento no dia seguinte, mas a saúde como um todo. Da mesma forma, há quem simplesmente acorde cedo demais e não consegue voltar a dormir.
O Mother Nature Network reuniu uma série de explicações médicas que podem esclarecer por que algumas pessoas têm tantos problemas relacionados ao sono. Vale sempre lembrar que, se a situação for recorrente, o ideal é sempre buscar ajuda médica.
1 – Insônia
A maioria das pessoas não consegue dormir por uma questão de ambiente mesmo, e a boa notícia aqui é que isso é um problema relativamente fácil de ser resolvido. Para uma boa noite de sono é preciso que seu quarto seja escuto, quieto e esteja em uma temperatura agradável – algo em torno dos 18º C é o ideal.
Para dormir bem, evite consumir bebidas com cafeína e álcool – refeições pesadas à noite também não são recomendadas. Além disso, desligue a TV, o computador e até mesmo o celular pelo menos uma hora antes de ir para a cama – a luz desses aparelhos atrapalha a produção de melatonina, que é o hormônio que nos ajuda a dormir bem. É interessante que você crie rituais antes de dormir, como escovar os dentes, passar algum creme no rosto, ler uma revista…
Outros dois ladrões de sono são o estresse e a ansiedade. Nesses casos, o acompanhamento médico é fundamental, assim como o terapêutico. Medidas como meditação, yoga e até mesmo encontros com amigos são fatores que nos ajudam a dormir também.
2 – Problemas para permanecer dormindo
E quando você consegue dormir, mas acorda várias vezes durante a noite? A verdade é que é normal acordar durante a noite, afinal cada ciclo de sono dura cerca de 90 minutos, e muitas pessoas acordam para ir ao banheiro ou tomar um pouco de água. Agora se a frequência com a qual você acorda incomoda o seu sono a ponto de fazer com que você acorde cansado e sem ânimo no dia seguinte, talvez você tenha um distúrbio chamado de “insônia intermédia”.
Esse tipo de insônia é mais comum em pessoas mais velhas, já que, na medida em que envelhecemos, nosso ritmo circadiano muda de estilo de funcionamento. Além disso, problemas de saúde também podem provocar a insônia intermédia; entre eles estão o refluxo gastresofágico e a apneia do sono.
3 – Acordar cedo demais
De repente, três horas antes de o despertador tocar você acorda e não consegue dormir de novo. Se aconteceu uma ou outra vez com você, já dá para saber que não é muito legal acordar cedo demais, mas isso é rotina na vida de muitas pessoas. De acordo com a National Sleep Foundation, dos EUA, esse tipo de insônia é frequentemente relacionado com a depressão.
Outro fator que contribui para que uma pessoa acorde sempre no mesmo horário é o consumo de bebidas alcoólicas, afinal o álcool inicialmente nos deixa relaxados, mas uma vez que seu corpo metabolize a bebida, o cérebro fica estimulado, e a qualidade de sono decai.
O tempo que esse ciclo leva para acontecer depende do peso de cada pessoa e da quantidade de bebida ingerida, mas para quem bebe frequentemente a mesma quantia de álcool no mesmo horário do dia, que é geralmente à noite, o sono realmente vai ser ruim. O jeito é moderar a bebedeira mesmo.
Fonte: Mega Curioso
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.