Só + 1 Pouquinho é o 5º disco do Barbatuques, mas o 2º criado especialmente para as crianças. O novo disco traz 11 faixas, divididas em 10 músicas inéditas, composições dos integrantes: André Hosoi, Helô Ribeiro, Renato Epstein, Charles Raszl, Lu Horta, Luciana Cestari e Giba Alves, e uma 11ª faixa bônus, um pot-pourrie com congadas do folclore brasileiro.
Ao longo do seus 21 anos de carreira internacional, o grupo foi cada vez mais atraindo a atenção do público infantil, até que os pequenos se tornaram presença constante na plateia. Afinal, a música e percussão corporal é uma forma tão diferente de fazer música, soa espontânea e divertida, assim como são as crianças, como uma brincadeira. Capaz ainda de romper algumas barreiras, ao trocar os instrumentos musicais pelo nosso próprio corpo, deixando-a tão acessível.
O Barbatuques acredita que a musicalidade é uma capacidade nata do ser humano, mas são as crianças no geral que se permitem mais, sempre dispostas a experimentar esta combinação de sons que cria ritmos, melodias e canções. Assim, o grupo também passou a dedicar-se na produção de música pensando especialmente neste novo público que o adotou. O primeiro trabalho Tum Pá, álbum que firmou a presença do Barbatuques neste universo, abriu caminho não só entre os pequenos brasileiros mas a novas oportunidades pelo mundo, como convites para atuarem em trilhas de filmes (entre estes Rio 2).
O novo álbum vem com uma proposta um pouco diferente de Tum Pá (mais fonético e intuitivo). Em Só + 1 Pouquinho as letras ganham mais corpo, a mensagem vem mais proeminente, trazendo crônicas divertidas das relações entre filhos e familiares, das situações que permeiam o cotidiano e o imaginário das crianças. É um disco para toda família, inspirado em seu dia a dia.
“Nosso novo disco trata sobre a vida da criança, sua relação com a família, animais, escola, sonhos… Trazem arranjos bem variados onde a percussão corporal e a vozes são os únicos instrumentos. Como têm composições de vários autores, ficou muito rico e variado em termos de estilos musicais. Temos o Funk, o Rock, o Xote, o Coco, entre outras linguagens. Um disco que com certeza irá agradar não só as crianças, mas todos que se relacionam com elas.”, conta André Hosoi, fundador do grupo ao lado de Fernando Barba.
As músicas mostram um largo leque de ritmos e melodias, contrapontos e letras das mais variadas. Contam histórias que crianças – e os adultos – vivenciam, passando por universos alegres e vibrantes, reflexivos e aconchegantes. O tempo, o medo do primeiro dia de escola, brincadeiras com os amigos, as amizades como o cachorro querido, as histórias engraçadas com a avó, a hora de dormir, a chegada do fim de semana. Este segundo disco ganha temática amadurecida, para acompanhar também o crescimento do seu público.
Outra novidade é que, desta vez, os pequenos também participaram das gravações, três das faixas contaram com a participação de crianças convidadas como solistas e coro, entre elas, estão filhos dos próprios integrantes.
As ilustrações que compõe a capa e também estão no encarte representam cada faixa do novo disco, todas foram criadas por André Hosoi. Elas carregam o tom colorido e narrativo de cada música.
O Barbatuques quer não só divertir e inspirar os pequenos com Só + 1 Pouquinho, mas ainda despertar seus sentidos para a música pela percussão corporal e vocal.
Fonte: Assessoria de Imprensa Cais – Comunicação e Cultura!
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.