Espinafre é um superalimento. É carregado com toneladas de nutrientes em um pacote de baixa caloria. Vegetais escuros e frondosos, como o espinafre, são importantes para a saúde da pele, do cabelo e dos ossos. Eles também fornecem proteínas, ferro, vitaminas e minerais. Os possíveis benefícios do espinafre para a saúde incluem melhorar o controle da glicemia em pessoas com diabetes, reduzir o risco de câncer e melhorar a saúde dos ossos, além de fornecer minerais e vitaminas que ajudam o nosso corpo.

 

 

O espinafre tem sido usado por várias culturas ao longo da história, principalmente nas cozinhas do Mediterrâneo, do Oriente Médio e do Sudeste Asiático. Pode ser facilmente incorporada em qualquer dieta, pois é barata e fácil de preparar.

 

Este artigo explora a nutrição contida no espinafre, como ele pode beneficiar o corpo e uma variedade de maneiras saborosas de incluir isso na dieta.

 

Benefícios do espinafre para a saúde
Nutrição
Uma xícara de espinafre cru contém:

 

7 calorias

0,86 gramas (g) de proteína

30 miligramas (mg) de cálcio

0,81 g de ferro

24 mg de magnésio

167 mg de potássio

2.813 unidades interacionais (UI) de vitamina A

58 microgramas de folato

Espinafre também contém vitamina K, fibra, fósforo e tiamina. A maioria das calorias no espinafre vem de proteínas e carboidratos.

 

 

Ferro

A falta de ferro na dieta pode afetar a eficiência com que o corpo usa a energia. Espinafre é uma ótima fonte de ferro. Certifique-se de combinar alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas com ferro de plantas como espinafre para melhorar a absorção.

 

 

Cálcio

Espinafre contém aproximadamente 250 mg de cálcio por xícara. No entanto, é menos facilmente absorvido do que o cálcio obtido a partir de fontes lácteas. Espinafre tem um alto teor de oxalato, que se liga ao cálcio.

O espinafre também é uma das melhores fontes de magnésio alimentar, que é necessário para o metabolismo energético, manutenção da função muscular e dos nervos, ritmo cardíaco regular, sistema imunológico saudável e manutenção da pressão arterial. O magnésio também desempenha um papel em centenas de reações bioquímicas que ocorrem no corpo.

 

 

Espinafre tem os seguintes possíveis benefícios para a saúde:

 

Gestão de diabetes

 

O espinafre contém um antioxidante conhecido como ácido alfa-lipóico, que tem mostrado reduzir os níveis de glicose, aumentar a sensibilidade à insulina e prevenir mudanças induzidas por estresse oxidativo em pacientes com diabetes.

 

 

Estudos sobre o ácido alfa-lipóico também mostraram diminuições na neuropatia periférica e na neuropatia autonômica em diabéticos. No entanto, a maioria dos estudos utilizou o ácido alfa-lipóico intravenoso, e é incerto se a suplementação oral provocaria os mesmos benefícios.

 

Prevenção do câncer

 

Espinafre e outros vegetais verdes contêm clorofila. Vários estudos, incluindo este estudo de 2013 realizado em 12.000 animais, mostraram que a clorofila é eficaz em bloquear os efeitos carcinogênicos de aminas heterocíclicas. Estes são gerados quando grelhar alimentos a alta temperatura. Isso pode contribuir para prevenir o crescimento do câncer.

 

Prevenção da asma

 

Um estudo feito com 433 crianças com asma entre as idades de 6 e 18 anos e 537 crianças sem, mostrou que os riscos de desenvolver asma são menores em pessoas que têm uma alta ingestão de certos nutrientes. Um desses nutrientes é o beta-caroteno. O espinafre é uma excelente fonte de beta-caroteno.

 

 

Abaixando a pressão sanguínea

 

Devido ao seu alto teor de potássio, o espinafre é recomendado para pessoas com pressão alta. O potássio pode ajudar a reduzir os efeitos do sódio no organismo. Uma baixa ingestão de potássio pode ser um fator de risco tão potente para o desenvolvimento de pressão alta quanto a ingestão elevada de sódio.

 

Saúde óssea

Baixas ingestões de vitamina K têm sido associadas a um maior risco de fratura óssea. O consumo adequado de vitamina K é importante para uma boa saúde, pois age como um modificador das proteínas da matriz óssea, melhora a absorção de cálcio e pode reduzir a quantidade de cálcio que deixa o corpo na urina.

 

 

Promove a regularidade digestiva

 

O espinafre é rico em fibras e água, o que ajuda a prevenir a constipação e a promover um trato digestivo saudável.

 

Pele e cabelo saudáveis

 

 

Espinafre tem grandes quantidades de vitamina A, que modera a produção de óleo nos poros da pele e folículos pilosos para hidratar a pele e os cabelos. É este óleo que pode se acumular para causar acne. A vitamina A também é necessária para o crescimento de todos os tecidos corporais, incluindo a pele e o cabelo.

O espinafre e outras verduras ricas em vitamina C são cruciais para a construção e manutenção do colágeno, que proporciona estrutura à pele e ao cabelo. A deficiência de ferro é uma causa comum de perda de cabelo, que pode ser evitada por uma ingestão adequada de alimentos ricos em ferro, como o espinafre.


Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.