A cidade de Belo Horizonte possui a maior disponibilidade 4G do Brasil, de acordo com relatório divulgado nesta segunda-feira (14) pela OpenSignal. O estudo analisou o acesso à quarta geração da internet móvel nas 10 maiores cidades do país, no terceiro trimestre de 2020.
Segundo a empresa britânica, a utilização da faixa de 700 MHz na banda larga móvel gerou uma maior penetração das redes 4G, aumentando a proporção de tempo em que os usuários passam conectados. A disponibilidade nacional da tecnologia cresceu 4,5% em relação ao mesmo período de 2019, chegando a 79,9%.
Nas 10 principais cidades, houve um crescimento variando entre 1% e 4,8%. O maior aumento foi em Brasília, saltando de 82,4% de disponibilidade em 2019 para 87,3% em 2020. Já Porto Alegre teve o menor, passando de 86,1% para 87,1%, enquanto Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo relataram aumento inferior a 2%.
Com um crescimento de 2,8%, BH chegou à maior cobertura 4G do país, apresentando a rede disponível 91% do tempo, de acordo com a OpenSignal. O segundo lugar do ranking é ocupado por Fortaleza, com 89,4%, seguida por Manaus (89,3%). Recife e Salvador completam o top 5, com 88,9% e 88,5%, respectivamente.
TIM lidera entre as operadoras
Na edição mais recente do relatório de experiência de rede móvel elaborado pela consultoria britânica, a TIM obteve a maior pontuação de disponibilidade 4G nacional. O estudo apontou que os usuários da operadora foram capazes de se conectar aos serviços 4G da tele 88,2% do tempo. A segunda posição é ocupada pela Vivo (79,5%), seguida pela Claro (79%) e a Oi (70,2%)
Conforme explicou a OpenSignal, a disponibilidade da rede mede a proporção de tempo em que os usuários são capazes de ter uma conexão 4G em qualquer lugar visitado, seja em casa, no escritório, locais públicos, áreas internas ou externas, durante todo o dia.
Fonte: TecMundo
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.