Foi-se o tempo em que os caldos de carne e de legumes eram usados apenas para incrementar sopas e risotos. Agora, eles passaram a ser também os grandes protagonistas do cardápio. Febre nos Estados Unidos, o bone broth é a versão turbinada da tradicional infusão caseira que leva pedaços de carne (boi,peixe ou frango), ervas e vegetais. No novo caldo, a proteína animal é retirada e em seu lugar são usados apenas ossos e cartilagens, além de vinagre, que ajuda a absorver as propriedades do alimento, melhorando a digestão e desintoxicando o organismo. “Durante o cozimento, são liberados nutrientes primordiais para essas funções e, por isso, o caldo virou o queridinho da alimentação saudável”, diz Fernanda Mello, nutricionista e health coach paulistana que mora na Califórnia há cinco anos.
A fama do “sopão” veio principalmente pela capacidade de tratar problemas do intestino,
como constipação, prisão de ventre e síndrome do colo irritado. “A saúde da flora intestinal é a bola da vez aqui nos Estados Unidos. Todos os produtos probióticos que agem nesse sistema ganharam os holofotes”, diz Fernanda. Ultraproteico e rico em minerais, também é fonte de glucosamina e condroitina, componentes fundamentais para o tratamento de dores articulares, osteopenia e osteoporose. “Além disso, melhora a textura da pele, devolvendo a firmeza, e ajuda a fortalecer as unhas e o cabelo, graças à sua grande quantidade de colágeno”, diz a nutricionista Patrícia Davidson, do Rio de Janeiro. Perda de Peso Longe de ser um milagre, mas, sim, um importante coadjuvante, o bone broth tem papel essencial para quem está em processo de emagrecimento. Isso porque a glutationa, mais um nutriente que o compõe, estimula a queima calórica, acelerando o metabolismo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
O caldo, que tem um gosto mais oleoso e menos salgado que a versão usada como tempero, pode ser bebido puro – o que aumenta a saciedade – ou misturado a sopas, cremes, pães
e refogados. “Normalmente, indicamos duas xícaras por dia, antes das refeições principais”, diz Patrícia. Vale ainda como lanche pós-treino para repor os nutrientes de quem pratica atividades
intensas, como maratona e crossfit.
VEJA A RECEITA
Há versões da sopa prontas para vender, mas a melhor opção é prepará-la em casa, com ingredientes de boa procedência, de preferência orgânicos.
Ingredientes:
• Uma panela grande com água mineral
• 1 kg de ossos de origem segura
(orgânicos)
• 1 cebola picada
• 2 cenouras médias picadas
• 2 dentes de alho
• 2 col. (sopa) de vinagre de maçã
• ½ a 1 col. (sopa) de sal marinho
• Ervas a gosto: coentro, alecrim, orégano e pimenta-do-reino
Instruções:
1. se estiver usando ossos crus, asse-os primeiro por 30 minutos em forno médio (180 ºC).
2. Coloque-os na água com vinagre e reserve por mais 30 minutos.
3. Inclua todos os vegetais e temperos. Quando começar a ferver, diminua o fogo e tampe a panela.
4. Com uma colher de pau, retire espumas e sólidos que aparecerem na superfície durante o cozimento. Repita esse processo a cada 30 minutos nas primeiras duas horas.
5. Coe o caldo, descartando as partes cozidas.
6. Armazene na geladeira por até cinco dias ou no freezer por um mês.
Obs. : Tempo de cocção:
8 horas (peixes)
48 horas (aves)
24 horas (boi)
Fonte: Revista Marie Claire
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.