Cabelos secos, danificados pelo calor, com frizz e volume excessivo. Se você pensa que a única solução para fios detonados são as tesouras, pense de novo. O botox capilar (ou reconstrução capilar) é o tratamento do momento que, surfando na fama do botox facial para a pele, promete recuperar a vida de cabelos extremamente danificados, repondo os nutrientes necessários para salvar as madeixas e deixá-las mais macias. “O botox capilar é um tratamento de preenchimento dos fios que proporciona brilho, maciez e fortalecimento, eliminando o frizz do cabelo”, explica o hair stylist Evandro Angelo, do salão Celso Kamura, em São Paulo.
Lançando mão de diversos produtos hidratantes e especializados em acalmar a fibra capilar, o botox envolve diversas etapas. Começa com uma lavagem dos fios para retirar resíduos e abrir a cutícula. Em seguida, com os fios cerca de 80% secos, os produtos são aplicados e absorvidos pela trama, por 40 minutos. Os cabelos são enxaguados e secos novamente com uma escova e, na sequência, chapados para selar a cutícula dos fios. Para finalizar, é feito mais um enxágue e depois os fios são secos normalmente. O procedimento pode ser demorado: a sessão pode levar de 2 a 3 horas no cabelereiro, dependendo do volume e comprimento dos cabelos.
Botox capilar: eu posso fazer?
“O tratamento é indicado para cabelos ondulados, com frizz excessivo e volume incontrolável”, afirma Evandro. O procedimento promete fios mais fáceis de domar. “O tratamento não é indicado para cabelos muito cacheados, somente para cachos suaves.”, avisa Evandro. Apesar de envolver chapinha e escova, o botox capilar não alisa os fios e nem envolve produtos químicos com potencial nocivo à saúde.
Diferente de uma hidratação comum, um dos grandes pontos positivos do botox capilar é a duração prolongada – a manutenção deve ser feita a cada 3 ou 4 meses, dependendo do tipo de cabelo e dos cuidados posteriores em casa. Para durar mais tempo, Evandro recomenda evitar lavagem excessiva. Manter a rotina de cuidados com hidratação e ampolas de reparação também ajudam.
Dá para copiar o procedimento em casa? Reposta: melhor evitar. Evandro recomenda deixar a tarefa nas mãos de um profissional para evitar quaisquer danos aos fios e garantir resultados satisfatórios. “Deixe para fazer em casa os tratamentos de manutenção e manter o resultado adquirido no salão”, recomenda o hair stylist. Os preços do botox capilar podem variar de acordo com comprimento dos fios e ficam entre os R$250 e R$500.
Fonte: Revista Marie Claire
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.