Grande vencedor do prêmio Jabuti em 2015 com o livro “Corpo de Festim”, Alexandre Guarnieri irá expor sua obra dos dias 22 a 25 de setembro na Feira Internacional do Livro, em Gotemburgo, Suécia. O evento contará com um estande oficial do Brasil, organizado pelos Ministérios das Relações Exteriores e da Cultura e terá um espaço especial dedicado aos livros premiados.
Segundo o escritor, o encontro será uma importante ocasião para poder levar o valor da literatura brasileira para outros países. “Ainda servirá para dar continuidade ao meu trabalho como escritor e poeta”, diz esperançoso.
Para Guarnieri, o prêmio Jabuti trouxe um grande sentimento de gratidão e que reforçou sua vontade de trabalhar mais. Disse também que pretende publicar mais seis livros que estavam na “gaveta”.
– É uma sensação estranha, pois alguns de meus mestres vivos e mortos nunca ganharam o Jabuti. Sempre entendi o prêmio como uma chama potente, iluminando cenários e obras, uma tocha capaz de apontar claridades. Isso me deixa muito feliz – relata.
Sobre a obra
Reeditado pela Penalux, “Corpo de Festim” tem o intuito de explicar a maravilhosa criação do corpo humano em forma de poesia. A obra brinca com as palavras para descrever a criação e a evolução dos seres por meio da biologia.
Guarnieri diz que o livro pretende acostumar o leitor à sua biologia, às suas entranhas e fazer com que estas lhe entreguem a verdade sobre o mundo, a vida e sua história, descobrindo e redescobrindo o novo e o antigo dentro da anatomia, da matéria e das palavras.
Sobre o autor
Carioca, nascido em 1974, Alexandre Guarnieri é historiador da arte e mestre em tecnologia da imagem. Começou, a partir de 1993, a participar de eventos de poesia falada no Rio de Janeiro. Publicou seu primeiro livro, Casa das máquinas (Editora da Palavra), em 2011. É um dos editores da revista eletrônica Mallarmargens.
Além do Jabuti em 2015, o escritor conquistou em 2003 os prêmios Yêda Schmaltz, oferecido pela União Brasileira de Escritores, Seção Goiás; e Marco Lucchesi, oferecido pelo Jornal Panorama da Palavra/ RJ.
Fonte: Assessoria de Imprensa Joyce Nogueira
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.