Nesta quinta-feira (7), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e mais de 80 entidades científicas afiliadas organizarão uma manifestação online em prol da ciência e da tecnologia brasileiras e seu papel no combate à pandemia de Covid-19 no país.

 

Nas redes sociais da SBPC, a Marcha Virtual pela Ciência promoverá dois painéis de debate, sendo um deles dedicado à pandemia e outro sobre o financiamento da ciência brasileira. Além disso, serão feitas duas ondas de tuitaços, um às 12h e outro às 18h, com as hashtags #paCTopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência. Secretarias regionais da SBPC e outras organizações também terão a sua própria programação para debater o tema. Para participar, acompanhe os canais da SBPC no Facebook e no YouTube.

 

Objetivos

 

Refletindo os cortes orçamentários das áreas de ciência e tecnologia nos últimos anos, bem como na educação e saúde, a manifestação questiona se o país estaria melhor preparado para enfrentar a pandemia se esses setores tivessem sido mais valorizados no passado.

 

Outro tópico levantado pelo movimento é o desmonte dos sistemas públicos de educação e saúde após a Emenda Constitucional 95, além das ameaças antidemocráticas à liberdade de ensino e pesquisa.

 

A marcha também reforçará a importância do isolamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e com eficácia compravada por inúmeras pesquisas. O protesto virtual destaca ainda a necessidade de enfrentar a crise econômica com medidas emergenciais e de longo prazo, que apoiem, em particular, as camadas mais pobres e vulneráveis da população e reduzam a desigualdade social e econômica do País.

 

Para isso, a manifestação reitera os termos do “Pacto pela Vida e pelo Brasil”, um documento assinado em abril por mais de 100 instituições e associações que pede a união de toda a sociedade, além de solidariedade e conduta ética e transparente do governo no enfrentamento da pandemia.

 

Para esquentar a manifestação desta quinta-feira, a SBPC publicou vídeo e mensagens de diversos cientistas e professores comentando a importância da pesquisa e de apoio aos profissionais de saúde. Eles também explicam por que o isolamento social é uma medida fundamental nesse momento e que outras atitutes devem ser adotadas.

 

Fonte: Revista Galileu


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.