A Caixa Econômica Federal iniciou, nesta segunda-feira (20), o pagamento do auxílio emergencial para os solicitantes que não têm conta em nenhum banco. Eles estão inclusos no primeiro lote disponibilizado para os trabalhadores autônomos, MEIs e desempregados que se inscreveram por meio do app ou do site.
O valor de R$ 600, referente ao auxílio oferecido pelo governo durante o período da pandemia do novo coronavírus, será pago a esses beneficiários por meio de contas poupanças sociais criadas pela própria Caixa. Elas foram abertas automaticamente pelo banco e não terão cobrança de tarifa de manutenção.
A conta poupança social para o pagamento do auxílio emergencial deverá ser acessada por meio do aplicativo Caixa Tem, desenvolvido para facilitar o acesso às transações bancárias. Nele, o beneficiário terá direito a até 3 transferências mensais gratuitas, via DOC ou TED, durante 90 dias.
Ela não emitirá cartão físico, tendo o funcionamento relacionado ao uso do app. Pelo celular, o correntista poderá consultar o saldo e o extrato, bem como pagar boletos de serviços, por exemplo os de luz, água e gás. Além disso, essa conta digital da Caixa também facilitará a consulta a benefícios, como FGTS, seguro-desemprego, abono salarial, entre outros.
Calendário de pagamentos
O pagamento dos R$ 600 do auxílio emergencial para os não inscritos no CadÚnico teve início na última sexta-feira (17), para as pessoas com conta na Caixa. No dia seguinte, o crédito foi disponibilizado aos beneficiários com conta em outros bancos, enquanto nesta segunda-feira o dinheiro chega aos solicitantes que optaram pela Poupança Social Digital Caixa.
Para os inscritos no CadÚnico e que não fazem parte do Bolsa Família, o auxílio também foi liberado na sexta-feira (17). Muitos deles receberam por meio da nova conta digital que o banco lançou.
Já os inscritos no Bolsa Família terão o auxílio pago conforme o calendário tradicional do benefício, que varia conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS).
Fonte: Tecmundo
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.