O Centro Marista de Defesa da Infância recebeu da Organização dos Estados Americanos (OEA) um certificado de excelência por sua atuação no enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes, desenvolvido por meio da Campanha Defenda-se. O reconhecimento ocorreu em virtude da Primeira Convocatória de Vídeos, organizada pela Secretaria de Acesso a Direitos e Igualdade da OEA, para promover o “Acesso a Direitos e Igualdade para as Populações em Condição de Vulnerabilidade das Américas”.
Os vídeos da Campanha Defenda-se ilustram situações cotidianas em que a criança pode se defender, seja relatando a violência para alguém de confiança, ou fazendo a denúncia diretamente para o Disque 100, que recebe e encaminha denúncias de violações de direitos humanos. Com a certificação, os vídeos passam a compor uma biblioteca digital da OEA sobre práticas exitosas relacionadas à inclusão social e igualdade.
“Na perspectiva de promover ‘mais direitos para mais pessoas’, o reconhecimento da campanha concedido pela OEA nos permite alcançar outros públicos, levando a mensagem da criança como prioridade absoluta nas políticas, não só no Brasil, como em outros países americanos”, declara Vinícius Gallon, coordenador da Campanha Defenda-se.
A série de vídeos em suas diferentes linguagens está disponível no site do projeto, juntamente com documentos de referência sobre o enfrentamento à violência sexual, e materiais para mobilização do tema nas mídias sociais: www.defenda-se.com.
Sobre a Rede Marista de Solidariedade
A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância. Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 26 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br
Sobre o Grupo Marista
No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estado com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse:www.grupomarista.org.br
Fonte: Assessoria de Imprensa
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.