No mês de conscientização do câncer de mama, um casarão nas imediações da Avenida Paulista, em São Paulo, vai oferecer uma série de atividades gratuitas voltadas à prevenção da doença. A ação organizada pelo Coletivo Pink conta com programação de quinta a domingo durante todo o mês de outubro.
Entre as atividades, estão workshops para as famílias que enfrentam a doença, com foco na importância da qualidade de vida; oficinas; Yoga para pacientes e aula de culinária.
Ao longo desse período, cada uma das pacientes que passar pelas oficinas da casa será retratada por uma ilustradora profissional. E os desenhos passarão a compor as paredes da casa, como forma de reforçar os conceitos de pertencimento e representatividade.
No site do projeto é possível conferir a agenda completa do mês e se inscrever nas oficinas que exigem reserva de horário ou dispõem de vagas limitadas. Esse é o caso do Escape Pink: uma atividade interativa em que cada visitante será convocado a desvendar informações sobre a doença de forma lúdica e criativa. Com sessões a cada meia hora, a atividade funcionará aos sábados e domingos, das 12h às 18h.
O Coletivo Pink é o resultado de muitas vozes: Instituto Oncoguia, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), Fundação Laço Rosa, grupo Meninas de Peito e Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama): algumas das principais associações de pacientes oncológicos do País e a Pfizer.
1ª semana: 4 a 7 de outubro
Tema: Alimentação, exercícios e álcool: meus hábitos podem interferir no câncer de mama?
Sociedade: aula coletiva de ioga no jardim da casa – um estímulo para o combate ao sedentarismo, fator de risco para o câncer de mama; debate com educador físico, nutricionista e oncologista.
Pacientes: Masterchef Saudável – oficina sobre marmita saudável, germinação e fermentação natural com o chef Guilherme Cardadeiro, do programa Masterchef; oficina de hortas orgânicas em casa; aula de ioga customizada com instrutora-paciente.
2ª semana: 11 a 14 de outubro
Tema: Mulher moderna, família, filhos e hereditariedade: como esses fatores se relacionam com o câncer de mama?
Sociedade: Bike Food Garden (receitas de família tomarão conta do jardim da casa a bordo de charmosas bicicletas); debate com ginecologista, mastologista, pacientes e influenciadoras com foco em questões como maternidade tardia, genética e amamentação como fator protetor.
Pacientes: Criando terrários (jardins de pote) – Minhas Raízes; Artesanato em família: Construindo juntas peças de mosaico; Oficina de automaquiagem: feminilidade e autoestima; Técnicas de fotografia para celular – registrando momentos em família.
3ª semana: 18 a 21 de outubro
Tema: Enfrentamento da doença, sonhos, futuro e câncer de mama.
Sociedade: Espelho mágico – em um móvel da casa, o visitante encontrará um quiz educativo sobre o câncer de mama; coleta de bilhetes dos visitantes para a árvore de recados, com mensagens destinadas às pacientes; retratos feitos por ilustradores com o mote: como me vejo no futuro?; debate com psicóloga especializada em oncologia, médica de cuidados paliativos, oncologista e pacientes.
Pacientes: Oficina lúdica de filtro dos sonhos – uma reflexão sobre o futuro; workshop de crochê moderno – quando passado e presente se encontram.
4ª semana: 25 a 27 de outubro
Tema: Papo Pink e eventos de encerramento.
Rodas de conversa sobre coaching feminino, empoderamento e finanças com as pacientes; bate-papo sobre relacionamento, afeto e sexo; evento de encerramento com a colheita da árvore de recados produzida pelos visitantes, contando com a participação de todas as pacientes que passaram pela casa e seus familiares (essas pacientes produzirão um quadro de assinaturas digitais, peça que permanecerá na casa como memória de sua importância durante o Outubro Rosa).
Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e busca estimular a participação da população, empresas e entidades.
O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.
Fonte: Catraca Livre.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.