Mistura de ervas se popularizou na internet e nos mercados; saiba se as infusões ajudam mesmo a emagrecer

 

Que algumas ervas fazem bem ao nosso organismo, não é novidade. A questão é saber se alguns chás feitos com essas plantas podem mesmo “desinchar”.

 

Nos últimos tempos, bebidas que prometem combater o inchaço se proliferaram na internet e no mercado e viraram uma febre. Mas será que essas infusões levam mesmo à perda de peso e diminuem a retenção de líquidos?

 

A maioria dos chás disponíveis são feitos com um conjunto de ervas. Uma dessas fórmulas cita seus eventuais benefícios: emagrece, promove equilíbrio e é fonte de fibras e minerais.

 

Outro produto reúne chá-verde, hortelã, gengibre, mate, guaraná, alecrim, carqueja e sálvia. A fórmula, no entanto, é semelhante às demais disponíveis para venda.

Os fabricantes recomendam tomar um saquinho por dia. Conheça as propriedades de algumas dessas plantas:

 

Chá-verde

Segundo estudo da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), a infusão da planta ajuda, sim, a perder peso. “Por seus efeitos comprovados na redução de doenças cardiovasculares, a bebida é um excelente alimento para hipertensos”, diz Jocelem Mastrodi Salgado, professora de nutrição da Esalq e orientadora da pesquisa. “Já para quem deseja emagrecer, o consumo regular de chá verde solúvel, aliado a exercícios de musculação, é uma boa dica.”

 

O estudo constatou que o consumo do chá verde solúvel dez minutos antes das atividades físicas reduz a massa gorda e aumenta a muscular.

 

Segundo a professora, os polifenóis são os compostos que produzem os efeitos benéficos à saúde. Além disso, possui cafeína, é antioxidante e ajuda na circulação sanguínea e na pressão arterial.

 

Erva-mate

Possui em sua composição complexo B (que pode ajudar na digestão) e vitaminas C (fortalece contra resfriados) e D (mantém o equilíbrio mineral do corpo). Em sua composição, ainda há fósforo, manganês, potássio, cálcio e ferro, que favorecem os ossos, a pressão e a circulação.Já a sadonina, substância que compõe a testosterona, eleva a libido e combate a impotência e a infertilidade. A planta pode até mesmo prevenir infartos.

 

De acordo com estudo da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), a erva é capaz de diminuir a concentração de colesterol em indivíduos saudáveis e com colesterol alto ou diabetes. Além disso, a pesquisa verificou a diminuição da glicemia e dos radicais livres.

 

Gengibre

Usado para combater problemas do estômago, do intestino e da garganta, também é estimulante e aumenta a atividade cerebral. Contém, ainda, propriedades anti-inflamatórias.

 

Funciona ou não?
Mas fato é que as infusões, sozinhas, não fazem milagres. Elas são recomendadas devido às propriedades benéficas das ervas contidas nos saquinhos, além do bem-estar que o ato de tomar a bebida proporciona. Além disso, ingerir líquidos como as infusões fará bem ao organismo. Porém, para emagrecer, é preciso fazer mais.

 

Acrescente uma dieta balanceada e invista em atividades físicas para conseguir chegar ao seu peso ideal — sem exageros, claro. E não se esqueça: o inchaço pode ter outras causas. Sempre vale a pena procurar um médico para ter um atendimento personalizado.

 

Fonte: Saúde Abril.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.