O evento deste domingo (16/01) contará com a primeira edição do projeto Minicircuito de Bike Infantil, que incentiva crianças a pedalarem.
A Prefeitura de Fortaleza preparou uma série de novidades para a edição da Ciclofaixa de Lazer deste domingo (16/01). A Cidade da Criança passa a ser ponto de apoio fixo do evento e vai receber uma série de atividades e serviços para amantes da bicicleta e toda a família.
Uma das principais novidades é a primeira edição do projeto Minicircuito de Bike Infantil. Pais e mães poderão levar seus filhos à Cidade da Criança, onde será montado um circuito com orientação de monitores. A ideia é promover a educação, prática e segurança das crianças no uso da bicicleta.
“O projeto tem como objetivo incentivar a prática do uso de transportes não motorizados desde a infância e, de forma lúdica, além de proporcionar uma atividade de lazer, orientar boas práticas de segurança viária aos pequenos”, destaca a superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Juliana Coelho.
Também haverá um jogo de tabuleiro gigante, que ensina boas práticas no trânsito. As atividades educativas serão de 8h às 11h. Plaquinhas que incentivam o respeito aos ciclistas também serão distribuídas no local.
Além disso, como novo ponto de apoio em substituição ao Passeio Público, a Cidade da Criança terá a presença de equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com a oferta de serviços, como aferição de pressão arterial, e distribuição de mudas de plantas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).
Suporte aos ciclistas
O Anfiteatro do Parque do Cocó, a Igreja Nossa Senhora Aparecida e a Praça Jonas Gomes de Freitas (atrás do North Shopping) estão mantidos como ponto de apoio aos ciclistas.
Orientadores da AMC, da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e da Guarda Municipal vão dar suporte aos usuários de bike nas três rotas, que tiveram adaptações no percurso e a rota sul ampliada.
Rota Leste
A rota leste sairá do início da ciclovia da Avenida Washington Soares em direção à Cidade da Criança, passando pelo ponto de apoio do Anfiteatro do Parque do Cocó. O percurso seguirá pela Av. Sebastião de Abreu, Av. Padre Antônio Tomás, Av. Senador Virgílio Távora, Av. Antônio Justa, Av. Abolição, Av. Beira-Mar (podendo acessar pela ciclovia paisagística para o Mercado dos Peixes), Av. Historiador Raimundo Girão, Av. Alberto Nepomuceno, Rua Dr. João Moreira, Rua Floriano Peixoto, Rua Pedro Pereira até a Cidade da Criança.
Rota Oeste
A rota oeste vai ligar a Praça Jonas Freitas, conhecida como Praça dos Animais ou Praça do North Shopping, no bairro São Gerardo, à Cidade da Criança e à Av. Beira-Mar. O circuito passará pela Rua Braz de Francesco, Av. Bezerra de Menezes, Rua Justiniano de Serpa, Av. Domingos Olímpio, onde poderá se conectar com a rota Sul, pela Rua General Sampaio, seguindo pela Rua Pedro Pereira até a Cidade da Criança ou seguir até a Rua Carlos Vasconcelos em direção à Av. Beira-Mar (ciclovia paisagística), onde se conectará com a rota leste, em direção à Cidade da Criança ou ao Parque do Cocó.
Rota Sul
A rota sul vai ligar a Praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Montese, à Cidade da Criança. O percurso partirá da Av. Professor Gomes de Matos, Rua Jorge Dumar, Av. Eduardo Girão, Av. da Universidade, Av. Domingos Olímpio – onde se conectará com a rota oeste, em direção a Av. Beira-Mar (ciclovia paisagística), Rua Carlos Vasconcelos, Rua General Sampaio, Rua Pedro Pereira seguindo para a Cidade da Criança e se conectando a rota Leste em direção a Av. Beira-Mar e ou ao Parque do Cocó.
Fonte: https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/cidade-da-crianca-sera-novo-ponto-de-apoio-para-ciclofaixa-de-lazer
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.