Robôs existem aos montes por aí, e não é preciso fuçar muito na rede para ver modelos dos mais variados tipos e estilos. Entretanto, cientistas do Reino Unido e da Holanda estão desenvolvendo um modelo um pouco diferente, que é capaz de se mover da mesma forma que uma lagarta.

 

Segundo informações que foram divulgadas, o dispositivo em questão utiliza uma fonte de luz (neste caso, um cristal líquido sensível à luminosidade) para gerar sua energia. Há um LED violeta na parte da frente, e ele é capaz de se contrair para expor a área responsável por captar a luz. A ideia dos engenheiros foi criar um mecanismo capaz de se deformar quando ocorre a exposição e relaxar assim que a iluminação é removida do núcleo.

 

Apesar de utilizar um polímero transparente, o sistema é capaz de conter 100% da luz violeta. Como é possível ver no vídeo abaixo, o robô pode andar tanto de maneira convencional quanto de ponta-cabeça, e seria o posicionamento dele o responsável por ditar a direção dos movimentos.

 

 

E para quê ele serviria?

 

De acordo com os cientistas envolvidos no projeto, a ideia aqui seria a de usar esse robô para “carregar itens pequenos para lugares difíceis de alcançar ou para manter a superfície de painéis solares limpas”.

 

Entretanto, é válido lembrar que, como qualquer outro projeto, não há uma previsão de quando essa novidade pode estar disponível por aí. Em todo caso, é interessante ver como os cientistas estão buscando novas formas de usar a tecnologia para os mais diversos fins e recorrendo a sistemas que possivelmente podem definir alguns padrões no futuro.

 

Fonte: Tecmundo.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.