Mas afinal, o que exatamente é a gelatina? Bom, para quem ama a gelatina, ela nada mais é do que uma versão processada de uma proteína estrutural chamada colágeno, que é encontrada em muitos animais, incluindo em nós, seres humanos. O colágeno é 1/3 de toda a proteína do corpo humano. Trata-se de uma molécula grande e fibrosa que torna a pele, os ossos e os tendões fortes, e um tanto elásticos.
Conforme você envelhece, o seu corpo produz menos colágeno e as fibras individuais de colágeno ficam ligadas de forma cruzada umas com as outras. Você pode ver isso nas articulações mais firmes (dos tendões menos flexíveis) ou nas rugas (perda de elasticidade da pele).
A gelatina que nós comemos vem do colágeno dos ossos, cascos e tecidos de ligação de vacas ou porcos. Mas quem não gosta de gelatina? Se você gosta, provavelmente você também é fã de gomas de gelatina, e depois de ler essa matéria vocês verão essas gomas de gelatina com outros olhos.
Para falar a verdade, o processo dessas gomas é bem nojento. Assim como a fabricação da salsicha, do chouriço, dos nuggtes, a da gelatina também não é diferente. Para fazer a gelatina, os fabricantes trituram várias partes e dão a elas um pré-tratamento com um ácido forte ou uma base forte para quebrar as estruturas celulares e liberar proteínas, como o colágeno.
Bom, a fabricação das gomas de gelatina é bem parecido. Um vídeo mostra como é a produção dessas gomas de gelatina, mostrando os processos de trás para frente, e acreditem, esse vídeo tem cenas muito fortes. É sempre bom sabermos o que estamos comendo, qual a verdadeira origem dos alimentos e como esses alimentos são feitos.
Fonte: Fatos Desconhecidos
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.