Um terço da população mundial já está em quarentena e o restante se prepara para se isolar socialmente, enquanto a primeira onda de contaminação pelo coronavírus avança. Abaixo, você confere um guia de como conviver com essa nova realidade.
Como manter-se a salvo da coronavírus
Chegando da rua
Use sempre a mesma porta – de preferência, a da área de serviço/cozinha. Monte ali uma “zona de desinfecção”, com um lugar para deixar roupas, bolsa e sapatos. Depois de se despir, siga direto para a pia e lave primeiramente o rosto e, então, mãos e braços até os cotovelos por 20 segundos (o tempo de você cantar “Parabéns pra você” duas vezes).
Em casa
O vírus sobrevive sem um hospedeiro por até seis dias (segundo um estudo publicado no New England Journal of Medicine, por até 24 horas em papelão e três dias em plástico e aço inoxidável).
Desinfete as embalagens do que comprar com uma esponja com água e sabão. O que não pode ser lavado com detergente (como frutas) deve ser deixado de molho em uma solução de quatro colheres de chá (20 ml) de água sanitária por litro de água. Enquanto trabalha, ponha as sacolas de supermercado em um balde com água e sabão.
Higienize tudo que é tocado com frequência, como interruptores, controles remotos, maçanetas e puxadores. No banheiro, torne um hábito pós-pandemia usar a mão ensaboada para lavar também os registros das torneiras.
Recebendo entregas e refeições prontas
Use, se possível, cartão de débito ou crédito. Ao pedir uma refeição, evite alimentos crus. Reaqueça a comida depois de removê-la da embalagem original e lavar bem as mãos.
Aplicativos como Rappi, iFood e Uber Eats já oferecem a opção de receber pedidos sem contato com o entregador.
Na rua
A OMS passou a recomendar o uso de máscaras para todos. Você pode fazer uma em casa, mesmo sem saber costurar, seguindo o modelo criado pela clínica UnityPoint Health Cedar Rapids, do hospital St. Luke, no Iowa (EUA). Como filtro, use TNT ou um pedaço do saco descartável do seu aspirador de pó. Para firmar a máscara no nariz, aproveite o arame que fecha as embalagens de pão de forma.
Fonte: Mega Curioso.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.