As Smart TVs se tornaram aparelhos muito populares nos últimos anos. Graças ao acesso fácil aos serviços de Streaming – como Netflix, YouTube, Amazon Prime Video e Disney Plus –, a evolução da televisão tradicional ganhou um forte espaço no mercado.

Contudo, não são todos que podem ou querem investir em uma Smart TV. E uma boa solução essas pessoas é investir em um Streaming Player.

Para esse conteúdo comparamos duas opções bastante populares do mercado: o Roku Express e o Xiaomi Mi Stick TV.  Confira.

Design e construção

O Mi Stick TV tem o formato padrão de um pendrive.

O Mi Stick TV tem o formato padrão de um pendrive.Fonte:  Amazon 

O Mi Stick TV se conecta pela entrada  USB para transformar TV em smart. O acessório acompanha um controle prático para gerenciar as funções do streaming.

A construção é de plástico de qualidade, misturando a superfície fosca e lisa para criar um design agradável. O controle é bem minimalista e compacto, com poucos botões para interagir com o conteúdo.

O Roku Express se conecta à TV por um cabo HDMI.

O Roku Express se conecta à TV por um cabo HDMI. Fonte:  Amazon 

Já o Roku Express muda um pouco o conceito do conector e se aproxima do Chromecast ao oferecer um visual menos parecido com um pendrive. Por conta disso, o kit acompanha um cabo HDMI e um cabo USB, também para alimentação de energia.

O controle também possui poucos botões, mas são mais específicos. E os dois acessórios também são construídos em um plástico resistente.

 

Hardware e som

Em se tratando do hardware, a Roku não revela todos os detalhes de especificações de seu aparelho. Já a Mi Stick TV tem um hardware conhecido, com 8 GB de armazenamento, sistema Android TV, 1 GB de memória RAM e CPU de 4 núcleos. Porém, na prática, as duas possuem um desempenho bem semelhante, sendo difícil definir qual delas possui especificações mais potentes.

O Mi Stick TV possui um hardware competente.

O Mi Stick TV possui um hardware competente.Fonte:  Amazon 

O Roku Express tem como foco telas HD e Full HD, e conta com as tecnologias de som DTS Digital Surround, Dolby Audio e Dolby Atmos (com pass-through via HDMI). Esse conjunto garante um som de qualidade para as transmissões.

A Mi Stick TV possui como decodificadores de áudio as tecnologias DTS Digital Surround e Dolby Audio, mas tem como destaque o suporte ao Google Assistente. Dessa forma, é possível procurar conteúdos usando o comando de voz.

 

Interface e sistema

O dispositivo da Xiaomi se destaca por fazer uso do Android TV, um sistema robusto e de ótimo desempenho. A vantagem é poder contar com uma interface amigável, familiar e que reúne aplicativos que já estão disponíveis nos smartphones e tablets.

A navegação também é muito parecida com o que encontramos nos smartphones. A digitação funciona bem, e a inicialização e buscas acontecem de forma relativamente rápida – não tão veloz quanto em um smartphone potente.

Já o Roku Express possui um sistema próprio, muito parecido com o de algumas smart TVs mais simples ou dispositivos de DVD/Blu-ray. Esse não é exatamente um demérito, mas é inferior quando comparado ao Android TV.

 

Diferenciais

Há diferenças importantes entre esses dois dispositivos, a começar pela forma de interação. O Mi Stick TV só pode ser utilizado pelo controle que acompanha o kit, enquanto o Roku Express também oferece um aplicativo dedicado para gerenciamento.

Por outro lado, o dispositivo da Xiaomi oferece a grande variedade de aplicativos do Google Play, o que inclui uma grande variedade de jogos. Graças ao Android TV, a performance ao rodar games simples é satisfatória, expandindo os usos de sua televisão.

Também é importante comentar que a forma de conexão dos controles é diferente. O Roku Express funciona por infravermelho, o que proporciona uma resposta rápida e utilização familiar. O Mi Stick TV usa Bluetooth e o tempo de resposta pode desagradar alguns.

 

Qual deles comprar?

Essa sempre é uma resposta difícil de dar e precisa levar em conta uma série de fatores. Entretanto, é importante destacar que o Roku Express é relativamente mais barato que o concorrente, o que deve ser o suficiente para convencer aqueles que querem economizar acima de tudo. Se esse for o seu caso, a escolha não será errada, pois o dispositivo tem qualidade. O Roku Express também é indicado para quem não está familiarizado com o conceito de uma smart TV.

Já o Mi Stick TV é para aqueles que procuram um dispositivo com um sistema mais robusto e versátil, oferecendo uma grande variedade de aplicativos. O pequeno aparelho da Xiaomi é mais indicado para aqueles que procuram a experiência similar da Smart TV.

 

Fonte: TecMundo


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.