Muitas séries já sofreram com a polêmica de seus próprios episódios e acabaram sendo censuradas na TV ao redor do mundo. É muito comum que países do Oriente Médio, por exemplo, censurem algumas obras por considerar ofensivo a sua própria cultura.
Mas e a própria TV dos Estados Unidos? Muitas séries sofreram censura no próprio território por tratar de temas considerados delicados.
Friends | O episódio “The One Where Rachel Tells” foi editado para o público americano após Chandler fazer uma referência a bombas em aeroportos. Fora do país isso foi liberado, mas nos EUA o episódio sofreu essa censura por causa das Torres Gêmeas.
Pokémon | Em um dos episódios de Pokémon, um homem aponta uma arma para Ash e Cia. Isso levou o episódio a ser censurado.
Vila Sésamo | Em um determinado episódio, os pais de Snuffy se divorciam, e os criadores planejavam passar uma mensagem para as crianças. Mas em exibições de teste, a maioria das crianças não gostou do episódio, e nem entendeu a mensagem, assim ele nunca foi ao ar.
Aqua Teen Hunger Force | O desenho do famoso Adult Swim exibiu um episódio chamado Boston pouco tempo depois da cidade ter sofrido com ataques terroristas com bombas. Os Estados Unidos baniram o episódio com medo de parecer uma afronta.
Hannibal | O episódio Oeuf falava sobre crianças que sofreram lavagem cerebral e foram convencidas a matar suas famílias. O criador da série ficou com medo do impacto que isso pudesse causar e decidiu por não inserir o episódio nos DVDs e nas exibições posteriores.
Ren & Stimpy | O desenho por si só já foi extremamente polêmico durante toda sua existência. Quando um episódio onde um personagem é espancado violentamente foi feito, a Nickelodeon decidiu por censurar sua exibição.
Master of Horror | Um episódio da série foi banido por apresentar cenas muito violentas e de fetos abortados.
Pokémon | A Pokémon Jynx foi criticada por ser apresentar pele negra e lábios grossos. Anos mais tarde, a cor da personagem mudou para roxo, a fim de se diminuir as polêmicas.
A Vida Moderna de Rocko | Em outro caso de piadas da vida adulta que foram censuradas, a Nickelodeon escolheu não exibir um episódio que mostrava uma dura separação de dois adultos.
As Meninas Superpoderosas | O episódio See Me, Feel Me, Gnomey foi banido pelo Cartoon nos Estados Unidos por conter alusões consideradas muito religiosas, e a empresa ficou com medo de que isso pudesse soar provocativo.
Pokémon | A terceira aparição do anime na lista vem devido a um problema de terremoto que aconteceu no Japão poucos dias antes da exibição que já estava programada. O episódio falava sobre terremotos indiretamente, e as redes resolveram censurar o episódio por isso.
Family Guy | O episódio Partial Terms of Endearment falava sobre um casal que decidiu pôr uma barriga de aluguel em outra mulher, mas morrem em um acidente de carro, restando a ela decidir por abortar ou não abortar a criança. O episódio foi censurado pois os Estados Unidos sofrem de muitos impasses a respeito de aborto.
Pokémon | Na primeira aparição de Porygon veio o caso mais clássico, onde mais de 700 crianças foram registradas com epilepsia nos hospitais após uma cena de 5 segundos com várias luzes vermelhas na tela.
Fonte: Observatório do cinema
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.