Nós já conhecemos os talentos ”comuns” dos animais, como por exemplo a força dos leões ou a rapidez dos guepardos. Mas você conhecia a habilidade das aranhas de flutuar e realizar paraquedismo? Confira a lista abaixo com 15 animais que conhecemos e seus talentos desconhecidos.
PINGUINS
Pinguins não podem voar, mas podem saltar até dois metros no ar.
CACHORROS
Um cachorro molhado pode chacoalhar 70% da água de seu pelo em apenas quatro segundos. O segredo é sua pele solta que viaja a três vezes a velocidade da espinha dorsal de um cão quando se agita, gerando nove vezes mais força em gotas de água.
FALCÕES PEREGRINOS
Falcões peregrinos mergulham em sua presa (geralmente aves de médio porte) em velocidades de até 322 km/h, atacam seus alvos com seus pés, e depois os pegam em pleno ar. O resto é jantar.
ARANHAS
Há uma razão para Hollywood não ter lançado a versão com aranhas de “Serpentes a Bordo”. Aracnídeos lidam muito bem com viagens aéreas: eles são capazes de praticar paraquedismo em um fio de seda, quando querem uma mudança de cenário. Este processo pode levar uma aranha ao quintal ao lado ou a quilômetros de distância.
ENGOLIDORES-NEGROS
O peixe das profundezas engolidor-negro sempre morde mais do que pode mastigar – seu estômago pode aguentar presas mais de duas vezes o seu comprimento e 10 vezes a sua massa. O peixe pega a vítima pelo rabo, caminha suas mandíbulas sobre todo o animal para engoli-lo inteiro, e depois o digere lentamente.
HIPOPÓTAMOS
Os seres humanos não são os únicos que precisam de filtro solar. Hipopótamos protegem sua pele através da secreção de seu próprio protetor solar, um óleo vermelho que espalha a luz para evitar queimaduras. A secreção também funciona como antibiótico.
GIRAFAS
Girafas produzem um odor corporal potente que melhora suas vidas sociais. (Não tente isso em casa!). Os compostos maus cheirosos combatem fungos e bactérias e até repelem carrapatos. Quanto mais um girafa macho fede, mais saudável e atraente parece para o sexo feminino.
BEIJA-FLORES
Beija-flores podem girar suas asas em um círculo completo, o que lhes permite voar para a frente, para trás, de lado, de cabeça para baixo, ou apenas pairar no ar.
CASCAVÉIS
Cascavéis e outras cobras jararacas possuem visão térmica, o que significa que usam calor para detectar presas de sangue quente. Elas podem sentir mudanças de temperatura e detectar energia do infravermelho. Ou seja, não dá para brincar de esconde-esconde.
ORNITORRINCOS
Não deixe o bico de pato fofo enganá-lo. O ornitorrinco macho é um dos poucos mamíferos que produz veneno semelhante ao de cobras, aranhas e anêmonas do mar. Durante a época de acasalamento, os machos defendem seu território picando uns aos outros através de esporas em suas patas traseiras.
MARIPOSAS
Se você não pode vencê-los, confunda-os. Mariposas da família Arctiidae evitam ser comidas por morcegos ouvindo os sinais de seus predadores e produzindo uma série de até 4.500 cliques por segundo para bloquear seu sentido de ecolocalização.
SÉPIA
O que faz com que a sépia se destaque? Sua incrível capacidade de se misturar. Em menos de um segundo, o cefalópode pode mudar completamente de cor, textura e padrão usando dois sacos pigmentados chamados cromatóforos e uma camada de placas refletoras chamadas de iridóforos. Esses incríveis animais são reis da camuflagem.
TIGRES
Tigres usam seus bigodes para fins felinos típicos, como detecção de distâncias. Outro uso é para verificar o pulso de sua presa, a fim de ver se é hora de parar de atacar e começar a comer.
URSOS
Com um sentido de cheiro sete vezes mais forte do que um cão de caça, o urso-cinzento pode farejar uma possível refeição quase 32 quilômetros de distância e até 48 horas após o animal ter deixado o seu cheiro.
PÁSSAROS-LIRA
O maior imitador do mundo não é uma estrela de Hollywood. São os pássaros-lira, que lembram pavões e possuem as cordas vocais mais avançadas do reino animal. Eles agem como um gravador de penas ambulante, memorizando e reproduzindo perfeitamente o som ambiente, as canções de outras aves e até vozes humanas.
Fonte: Só Biologia
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.