Computadores quânticos estão sendo desenvolvidos há muitos anos, porém, sempre sem ultrapassar a barreira de uma sala de estudo. Pela primeira vez, a International Business Machines, a IBM, lançará um computador quântico para empresas. Ele é, realmente, exclusivo para instituições no momento. Até porque esse primeiro modelo é de testes, e todos os compradores estão cientes que este é o primeiro passo para uma revolução que pode mudar o futuro da tecnologia.
Como o nome já diz, a tecnologia usada pelos computadores quânticos é completamente nova para o ramo, usando efeitos e mecanismos exclusivos da física quântica.
Computador quântico
A computação quântica é uma das tecnologias em estágio inicial, sendo considerada uma das mais promissoras. Esse tipo de máquina pode processar exponencialmente mais dados Você está entendendo o nível dessa revolução? Não? Deixa eu te dar exemplos. Ela pode simplificar potencialmente questionamentos que precisam de respostas em vários campos do conhecimento. Poderia simplificar sistemas aeroespaciais e militares, calcular fatores de risco para fazer melhores investimentos ou, talvez, encontrar uma cura para o câncer e outras doenças.
“Os dados serão o recurso natural mais valioso do mundo”, disse Ginni Rometty, CEO da IBM, no palco da Consumer Electronics Show (show de tecnologia), em Las Vegas, onde o IBM Q System One foi revelado. Além disso, isso vai demorar e muito para chegar nas nossas casas. Os computadores de hoje armazenam dados em modelo binário, como zeros ou uns. No entanto, os computadores quânticos são muito mais poderosos.
O poder da máquina
Se na tecnologia habitual de um computador, o código binário é feito das sequências de 1 e 0, no qubits (usado em um computador quântico), os dois números conseguem existir simultaneamente. Isso torna possível que eles façam muitas contas ao mesmo tempo. Apesar de isso torná-los incrivelmente poderosos, também os tornam incrivelmente complexos de se trabalhar. Mas olhe pelo lado bom: ele é capaz de fazer descobertas incríveis, além das que o homem já conseguiu fazer.
O aparelho é uma caixa de vidro de nove metros de altura, sendo que precisa ser mantida em um ambiente livre de radiação e eletromagnética. Além disso, também deve estar abaixo da temperatura de congelamento.
Fonte: Fatos Desconhecidos
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.