O Al Johnson’s Swedish Restaurant and Butik é um restaurante administrado por membros da mesma família e que fica localizado na vila de Sister Bay, no estado do Wisconsin, Estados Unidos. O restaurante sempre foi conhecido pela sua autêntica cozinha sueca e experiência escandinava, mas ganhou uma notoriedade ainda maior por causa do seu telhado, que é coberto de grama e vive repleto de cabras pastando.
Os “telhados Sod”, mais conhecidos como “telhados de grama”, são tradicionalmente encontrados em países escandinavos, onde as placas de madeira que compõem a estrutura são levemente inclinadas e cobertas com uma camada de grama, proporcionando um visual bastante peculiar. Essa é exatamente a parte da experiência escandinava que o restaurante Al Johnson’s tenta entregar para os seus clientes. Quanto a adição de cabras, segundo os donos do estabelecimento, elas servem para dar um “toque único” ao lugar.
Quem entra no restaurante, logo vê uma sala de jantar acarpetada, várias pinturas, uma enorme lareira de pedra e muitos móveis de madeira, enquanto algumas mulheres vestidas com roupas escandinavas servem as refeições. O cardápio consiste em uma variedade de pratos suecos, que vão desde panquecas com frutas vermelhas às tradicionais almôndegas suecas. Peixes, sanduíches, saladas e uma variedade de pratos quentes e frios complementam o menu oferecido.
O Al Johnson’s foi fundado em 1949 chamado Al’s Home Cooking. O restaurante chegou à sua forma atual em meados de 1973, quando teve a sua estrutura renovada ao importar troncos de madeira de um prédio na Noruega e teve a adição de um curioso telhado de grama. A esposa de Al, Ingert, mudou o interior do estabelecimento ao desenvolver um design escandinavo. A sua ideia também era adicionar uma loja de presentes, chamada “Butik”, para que as pessoas pudessem comprar lembrancinhas escandinavas enquanto esperavam os pedidos chegarem.
Depois que a remodelação foi concluída, Winky Larson, o melhor amigo de Al, trouxe para ele uma cabra para fazer uma brincadeira com o dono do restaurante. No entanto, alguém decidiu colocar a cabra no telhado, de modo que o animal logo chamou a atenção dos que passavam por lá. Tudo isso inspirou a família a pegar mais cabras e colocá-las posteriormente no telhado.
Graças às esses simpáticos animais, o restaurante é hoje uma dos estabelecimentos que mais atrame turistas na região. De fato, as cabras se tornaram tão populares e tão atraentes que Al Johnson decidiu registrar a ideia em 1996. Agora, ele pode reclamar com qualquer negócio que tente copiar a ideia de atrair clientes ao colocar cabras no telhado.
Fonte: TriCurioso.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.