Parece que dormir está se tornando uma atividade cada vez mais difícil. Além de termos telas em todos os cantos, luzes fortes durante a noite, em alguns casos uma forte insônia causada por problemas pessoais, como relacionamentos, trabalho e outros, o ser humano está desenvolvendo a cada ano que passa uma resistência mais bizarra para dormir e os distúrbios do sono que, a cada ano são estudados com mais cuidado, estão se tornando, de fato, um problema de saúde. Por isso, fique de olho nos distúrbios que trataremos nesse artigo.
Poucas pessoas passam por esse problema, mas o distúrbio do pesadelo é aquele problema muito assustador que aparentemente prende a pessoa nos sonhos bizarros. Um pesadelo normalmente tem aquele “roteiro” onde o dono do sonho está vivendo uma perseguição ou vê imagens assustadoras, mas ao acordar, fica claro que nada disso era verdade. Contudo, nesse transtorno, a pessoa passa a ser cada vez mais afetada pelos pesadelos e acorda suada, com calafrios, dores e até palpitação.
Esse problema acaba causando nas pessoas um grande medo de realmente pegar no sono. Deixar de dormir é um grande problema, já que o nosso cérebro precisa de um descanso e sem isso, passará a se “programar” para viver sem recarregar as energias, o que pode levar a alucinações, sentimentos incomuns e, em alguns casos, até lesões cerebrais. Em alguns casos, um banho quente antes de ir para cama já ajuda. Chás também são úteis, mas em momentos mais graves, é preciso procurar um médico. Pesadelos frequentes podem ser sinal de um trauma reprimido e ajuda psicológica pode ajudar.
Um outro distúrbio do sono muito bizarro é o sonambulismo, onde 15% dos adultos vivem esse tipo de crise em todo o mundo. O excesso de estresse é um dos fatores ligados a esse tipo de problema. Diferentemente do que vemos na TV, os sonâmbulos são capazes de várias coisas, como mudarem móveis de lugar e, de acordo com estudos, cerca de 20% se machucam durante o sono. Somente uma boa terapia com médicos especialistas em sono podem ajudar um paciente vítima desse problema que pode ser muito grave.
O poder do cérebro humano é muito grande e durante o REM, o momento mais profundo do nosso sono, o nosso corpo está em repouso, mas o cérebro tem a mesma atividade da vigília, aquele momento em que estamos acordados, vivendo normalmente. Porém, em algumas pessoas, o REM é interrompido e o paciente acorda ouvindo um barulho muito alto. De acordo com os pacientes estudados, a sensação é que uma bomba explodiu. A dor na cabeça e a sensação não envolve o surgimento de qualquer problema de saúde.
Outro caso são as alucinações antes e após o sono. A alucinação hipnagógica são as visões de uma pessoa antes do sono, coisas bizarras são observadas pela pessoa que passa por esse problema. A alucinação após o sono, já após acordar é a hipnopômica, quando a pessoa tem a sensação de ver fantasmas, pessoas ou insetos andando pela parede. Essas alucinações são comuns em quem tem narcolepsia ou que costumam dormir em excesso. Buscar ajuda médica nesses casos é muito importante.
Fonte: TriCurioso.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.