Diante de uma avalanche de notícias preocupantes sobre o coronavírus, um robô desenvolvido na Irlanda, pela Akara Robotics, pode ser uma boa notícia para você ler hoje: Robot Violet, como é conhecido, emite luz ultravioleta, faz limpeza profunda do ambiente, mata qualquer tipo de vírus e pode desinfectar hospitais. A máquina é capaz de higienizar um quarto de hospital rapidamente, duas vezes mais rápido do que a limpeza convencional.

 

Violet é um robô muito peculiar fisicamente também. Seu aspecto se assemelha com um sabre de luz do Jedi, de Guerras nas Estrelas, e seus poderes vem de raios UVC disparados em comprimentos de onda muito curtos, que decompõem o DNA em micróbios, impedem a replicação e a propagação de germes. Por isso, facilitam o trabalho em muitas superfícies, especialmente as de equipamentos hospitalares, que precisam ser lavadas à mão.

 

Sem contato entre humanos

 

O inventor Connor McGinn diz que seu robô pode melhorar bastante esse processo de limpeza, permitindo que hospitais cheios de pacientes tivessem as salas e equipamentos limpos sem que nenhum ser humano estivesse presente. Entretanto, fez uma ressalva. “Esse sistema pode reduzir a dependência do uso de soluções químicas, o que pode ser eficaz, mas exige que as salas sejam desocupadas por várias horas durante a esterilização, tornando-as impraticáveis para muitas partes do hospital”, disse McGinn no Twitter. Ainda, como os raios UV são prejudiciais aos seres humanos, ele tem um sistema de IA – Inteligência Artificial – que desliga automaticamente a luz de Violet se alguém entrar no ambiente e se mover na frente do robô.

 

A startup pretende produzir 50 unidades durante as próximas semanas e seu primeiro robô deve trabalhar no próximo feriado da páscoa. Se as estimativas sobre a próxima curva covid-19 forem precisas, os hospitais vão precisar de inovações como essa para evitar o máximo de contágio possível.

 

Em postagem mais recente no Twitter, a empresa afirmou que a eficácia de Violet foi validada em outro hospital e em transportes públicos, já havendo uma versão pronta para o mercado, com fabricante encontrado.

 

Ainda, a empresa avisou também na rede do passarinho que, em parceria com o Dublin Midlands Hospital Group, foi possível reduzir o tempo de limpeza de uma sala com um tomógrafo de 60 minutos para menos de 15 minutos, representando um avanço para o cenário anterior apontado por Connor.

 

A inteligencia artificial parece ser, nesse momento, um grande aliado no combate ao coronavírus.

 

Fonte: MundoBit


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.