Durante escavações na região de Ebbsfleet Garden City, em Londres, onde está sendo construída uma ponte, arqueólogos descobriram um “cotonete” de cerca de 2 mil anos, junto a uma pinça e vários outros artefatos de higiene que eram usados durante o Império Romano.

 

O “cotonete” é bem diferente dos utensílios que usamos hoje – ele é feito todo de metal e não tem algodão nas pontas. A pinça, por sua vez, foi provavelmente usada para mover pequenos itens pelo corpo.

 

Os pesquisadores acreditam que esse é um sinal de que no Império Romano as pessoas davam muito valor à beleza e à higiene. Acredita-se que ter um visual bem cuidado era considerado símbolo de status no maior império da Antiguidade Clássica. Em outras civilizações europeias, nem sempre isso acontecia – muitas vezes a falta de higiene ajudava a espalhar doenças fatais.

 

Além da preocupação com a higiene, escavações na área, feitas dentro de um rio chamado Ebbsfleet, também revelaram informações sobre os romanos. Pesquisadores encontraram uma madeira de construção com sinais de ter sido preservada com o uso de cera. Muito provavelmente, o objeto foi descartado por uma pessoa que viajava dentro de uma embarcação romana há milhares de anos.

 

A hipótese é que o rio Ebbsfleet contectava a estrada Watling Street ao rio Tâmisa, que corta a capital inglesa. O trajeto era feito durante o século 14 e fazia parte de uma rota comercial importante na região. Na época, peregrinos que viajam para a cidade de Cantuária, na Inglaterra, usavam a área como local de parada.

 

Por enquanto, os especialistas não sabem se irão exibir seus achados em um museu, mas esperam que sim. “Seria encantador encontrá-los em uma exposição permanente aqui em Garden City em algum momento futuro”, afirmou em comunicado Julia Gregory, diretora da Ebbsfleet Development Corporation, que organizou as escavações.

 

Fonte: Revista Galileu


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.