Por mais que muitas pessoas não saibam, elementos do vestuário africano estão fortemente presentes na moda brasileira, caracterizando, portanto, o vestuário afro-brasileiro.
São compostos de muitas cores, tecidos variados, acessórios irreverentes, que há um bom tempo já fazem parte do guarda-roupa brasileiro, principalmente o feminino.
Assim, como forma de divulgar tais elementos deste vestuário, resolvemos mostrar um pouco sobre como essa moda diversificada e admirável está mais presente em nosso meio do que se imagina. Abaixo estão algumas das peças e acessórios que compõem o vestuário afro-brasileiro:
Turbante
Na África, os turbantes são usados por homens e mulheres e fazem parte da cultura do país, sendo que certos tipos de turbantes, como os chamados turbantes gelê, possuem funções sociais, religiosas e também em relação à moda.
Existe um tipo de turbante chamado “Oja”, que chegou ao Brasil com os africanos e é principalmente usado pelas baianas e pelas mulheres em cultos das religiões Candomblé e Umbanda.
Colares de conta
São tipos de acessórios que possuem significados religiosos. Na religião afro-brasileira do Candomblé, os colares de conta aparecem como objetos de identificação dos fiéis aos orixás e o seu recebimento.
Podem ser compostos por diversos materiais e podem ser agrupados de acordo com o significado que possuem no culto. Cada colar possui determinadas cores que correspondem a um orixá.
No entanto, alguns colares são mais utilizados independente do significado que possuem, como colares que são compostos por peças maiores que inspiram desfiles de algumas grifes.
Roupas com inspiração africana
E é especialmente nas roupas que os traços africanos influenciam na composição do vestuário afro-brasileiro. As roupas podem ser compostas por diferentes combinações de cores e estilos. Vestidos, saias, calças, podem apresentar grandes variedades de formas e cores que de forma notável se pode identificar tal forma de vestuário. Nos sapatos e bolsas também podem ser identificados a presença de tal influência. Aqui estão alguns exemplos:
Fonte: Projeto Afrobetização
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.