1. Coco Chanel
A famosa estilista francesa nasceu em 19 de agosto de 1883. Apesar disso, ela mentia a idade: dizia que havia nascido 10 anos depois, em 1893. O apelido de Chanel, “Coco”, significa “queridinha”. Ela começou a ser chamada assim na época em que era cantora de cafés, entre os anos de 1905 e 1908. A palavra era o refrão de uma das músicas que Chanel cantava. Seu perfume Chanel nº 5 é, ainda hoje, o mais vendido no mundo. Ele foi lançado em 1922. Nunca houve os números 1, 2, 3 e 4: o número 5 era o número da sorte de Chanel, por isso a escolha.
2. Christian Dior
O francês Christian Dior criou a grife de mesmo nome que simbolizou os anos 50. Revolucionou a moda pós-guerra ao propor o new look, ou seja, peças com muito luxo, elegância e que realçavam a feminilidade. O estilista inaugurou a primeira loja Dior em 1946. Ela até hoje funciona no mesmo local: avenida Montaigne, 30, em Paris, França. Dior morreu em 1957, e, no seu lugar, assumiu Yves Saint-Laurent.
3. Karl Langerfeld
O estilista alemão foi diretor de criação da grife Chanel desde 1983. Ele desenha tanto os modelos de alta costura quanto os prêt-a-porter (para o uso no dia-a-dia).
4. Pierre Cardin
Italiano filho de franceses, Pierre saiu de casa aos 17 anos para trabalhar como aprendiz de alfaiate. Ele criou o blazer, baseado nos paletós jaquetão, usados pelos donos de iate. O nome do traje é uma homenagem ao capitão de barco inglês H.M.S. Blazer, que obrigava seus marinheiros a usar japonas azuis com botões de metal.
5. Valentino
O costureiro italiano nascido em 1932 teve muitas clientes famosas ao longo da vida, entre elas, Rita Hayworth e Elizabeth Taylor. Valentino foi um dos primeiros estilistas a presentear clientes especiais com suas criações. Para Jackie Kennedy, ex-primeira dama dos Estados Unidos, dedicou uma coleção inteira.
6. Yves Saint-Laurent
As iniciais do estilista francês nascido na Argélia, YSL, são sinônimo de alta-costura. Ele foi assistente de Christian Dior e, com a morte do primeiro em 1957, assumiu a direção da grife. Sua primeira coleção, no ano seguinte, foi revolucionária, já que apresentou os vestidos trapézio.
7. Alexandre Herchcovitch
Herchcovitch é um dos estilistas nacionais com maior reconhecimento internacional. Lançou sua própria marca antes de mesmo de ser formar em moda pela Faculdade Santa Marcelina, em 1993. Em 2000, entrou para o calendário oficial da Semana de Moda de Paris.
8. Clodovil
Clodovil tornou-se conhecido ao ganhar o prestigiado prêmio Agulhas de Ouro em 1960. Ousado, foi o responsável pela criação do terno feminino. Também fez carreira na televisão como apresentador e na política como deputado federal.
9. Fause Haten
Fause Haten estreou no mundo da moda ao lançar a marca Der Haten em 1987. Com o sucesso, passou a assinar as criações com seu próprio nome. Em 2001, tornou-se o primeiro brasileiro a participar dos desfiles da Semana da Moda de Nova York (EUA).
10. Zuzu Angel
Nas décadas de 1960 e de 1970, a estilista mineira ganhou o título de “preferida das estrelas de cinema”. Investia em vestidos amplos e com estampas chamativas de pássaros, flores e borboletas. Em 1971, virou manchete ao acusar a ditadura militar de ter matado seu filho.
Fonte: Guia dos Curiosos
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.