1. Blues
O gênero musical foi inventado em Nova Orleans, Luisiana, nos Estados Unidos. Os escravos usavam esse tipo de música para expressar suas emoções. Surgiu, portanto, da mistura da cultura africana com a cultura ocidental. Os primeiros músicos a despontarem com o blues foram Robert Johnson, Bessie Smith e Bukka White.
2. Jazz
O jazz surgiu no início do século XX nos Estados Unidos. Na época, os negros recém-libertos de Nova Orleans encontravam na música uma forma de ficarem próximos de sua história. O jazz nasceu de uma mistura do blues, caracterizado por seu ritmo choroso, com o ragtime, que segue uma linha mais harmoniosa. O jazz consiste, basicamente, em uma improvisação instrumental realizada em cima de uma base melódica, ou seja, os músicos criam novos acordes em cima de um conjunto de acordes pré-definidos. A partir desse conceito, o jazz se dividiu em diversas vertentes.
3. Swing
O swing foi um ritmo muito apreciado nos Estados Unidos dos anos 20 até o final da Segunda Guerra Mundial. A época que vai de 1938 a 1943 ficou conhecida como a “era do Swing”. As principais características desse estilo são o caráter dançante das composições e o tamanho das bandas, que geralmente contavam com vários músicos. O swing ficou conhecido como uma derivação popular do jazz.
4. Bebop
O bebop surgiu logo depois do swing e seguia uma linha completamente contrária. Tinha como grandes características as bandas com poucos músicos, normalmente dois ou três, e as sequências rítmicas complexas, com amplo uso de notas dissonantes. Esse estilo não tem muita aceitação até hoje entre o grande público por possuir uma estrutura muito complexa. O nome bebop veio da onomatopeia criada pelos jazzistas ao imitarem as sequências frenéticas tiradas de seus instrumentos.
5. Cool jazz
Este estilo começou a ser praticado em 1949 em resposta aos ágeis acordes do bebop. O cool era mais calmo, quase comparável ao blues. Recebeu esse nome por ser considerado uma derivação menos emotiva do jazz – “cool” seria uma alusão a “frio”.
6. Free jazz
O free jazz surgiu na década de 60 de carona no movimento vanguardista da época. O estilo é caracterizado pela improvisação, que neste caso é levada ao extremo. No free jazz, os músicos não seguem nenhuma linha nem temas – eles partem de alguns acordes combinados previamente e a partir daí cada músico cria o que bem entender.
7. Fusion
O estilo de jazz fusion nasceu da mistura do jazz com o rock, iniciada nos anos 70. Mais tarde, o gênero passou a ser chamado apenas de fusion. O estilo aproximou o jazz à linguagem da época, tornando-o mais popular. Para chegar ao fusion, o jazz teve de deixar de lado instrumentos acústicos para valer-se da força dos instrumentos elétricos. A complexidade rítmica também perdeu valor.
8. Pop
A palavra “pop” foi usada pela primeira vez em 1926, para se referir à música com apelo popular. Mas o gênero musical conhecido como “pop” derivou-se do rock, e começou a ser desenvolvido nos anos 50. As primeiras músicas pop eram baladas sentimentais, mas hoje o gênero se destaca pelas canções animadas, que costumam fazer parte da trilha sonora de festas de jovens.
9. Rap
O gênero surgiu nos anos 70 na cidade de Nova York, mais especificamente nas comunidades negra e hispânica do bairro do Bronx. Trata-se de poesia acompanhada por batidas graves, acordes de baixo elétrico e som de sintetizadores. The Mercedes Ladies foi o primeiro grupo feminino de rap, fundado em 1976.
10. Country
A música country surgiu nos anos 20 no sul dos Estados Unidos. A cidade de Nashville, no Tennessee, é conhecida como o berço do country americano, mas foi em Atlanta, na Geórgia, que o gênero se desenvolveu pra valer. Lá havia uma concentração de talentos locais, que tocavam nas rádios, gravavam discos, se apresentavam ao vivo, compunham e publicavam músicas.
Fonte: Guia dos Curiosos
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.