O dia dos pais teve origem na Babilônia, há quatro mil anos atrás quando um jovem chamado Elmesu moldou em argila um cartão com votos de felicidade e vida longa para seu pai.
No Brasil o dia dos pais é comemorado no segundo Domingo do mês de Agosto, já em Portugal o dia dos pais é comemorado no dia 19 de março, na Alemanha apenas 39 dias depois da páscoa pode ser comemorada a data e na Austrália no primeiro domingo de setembro.
Nos Estados Unidos a data é celebrada no terceiro domingo de Junho e começou a ser comemorado em 1972, com a oficialização da data dada pelo presidente da época, Richard Nixon .
No Brasil a data é atribuída ao jornalista Roberto Marinho, pois foi à maneira encontrada pelo jornalista para impulsionar as vendas de seu jornal e virar uma data comemorativa que proporcionaria mais lucro tanto para seu jornal quanto para o comércio.
Pela constituição Brasileira não é apenas a mãe que pode ter direito a licença maternidade, o pai tem direito de cinco dias após o nascimento da criança, para assim auxiliar a mulher e aprender como cuidar do recém-nascido.
A data é comemorada com filhos comprando presentes aos pais e isso acelera muito a economia, a data é comparada com o dia das mães, dia das crianças e até ao natal. Porém com tanto lucro e consumismo esquecemos um pouco do verdadeiro sentido da paternidade, além de presentes, devemos homenagear nossos pais agradecendo com abraços e beijos a sua dedicação total desde nosso nascimento até os dias atuais. Pai nunca deixa de ser pai, não é porque os filhos crescem que as preocupações deixam de existir. O amor acaba crescendo cada vez mais e esse vínculo entre pais e filhos é construído no dia a dia e o valor dele e muito maior do que qualquer presente!
Fonte: Pueri Domus
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.