Viajar de carro para países vizinhos é totalmente possível, mas requer um certo planejamento. Os principais países para onde os brasileiros podem viajar de carro são Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia, entre outras nações da América Latina e da América do Norte.
Em muitos casos, viajar de carro pelos países é mais econômico e emocionante, pois oferece a oportunidade de conhecer lugares diferentes, que são inacessíveis em roteiros tradicionais de ônibus e avião. Antes de iniciar a viagem, é necessário muita pesquisa e preparo, pois cada país tem uma legislação de trânsito e regras diferentes para atravessar a fronteira.
Uma dica importante é que os países não permitem a travessia da fronteira com alimentos perecíveis e espécies de plantas e animais, mesmo que sejam animais domésticos.
Para viajar de carro para outro país é preciso ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH), RG ou Passaporte Original, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no nome do condutor e Seguro Carta Verde. Vale lembrar, que a CNH brasileira é válida em toda a região do Mercosul e também no Chile.
O Seguro Carta Verde, obrigatório para quem viaja de carro pelo Mercosul, cobre acidentes com terceiros até o limite de US$ 200 mil. Outros pontos que devem ser revisados antes de viajar de carro são o tipo de combustível do veículo, os itens de segurança do carro e o kit de primeiros socorros.
Lembre-se que as nações do Mercosul não utilizam o etanol para abastecer os veículos. Outras exigências de segurança são: manter dois triângulos no carro, verificar as condições do extintor de incêndio e fazer uma revisão básica, checando bateria, nível de óleo, radiador, faróis e lanternas.
Fique atento também às leis de trânsito de cada país. No Uruguai, por exemplo, todos os veículos devem ficar com o farol baixo ligado de forma permanente.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.