CEP: 20010-000
Telefone: (21) 3808-2020
Site/e-mail: www.culturabancodobrasil.com.br
Horário: 09:00 às 21:00
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
Descrição:
O CCBB tem como missão promover a multiplicidade cultural por meio da realização de projetos culturais e de arte educação. Preservar a memória do Banco do Brasil e atuar como instrumento de marketing e responsabilidade socioambiental.
O centro cultural foi criado por decisão da Diretoria do Banco do Brasil e inaugurado em 12/10/1989 com o objetivo de preservar a memória do Banco do Brasil e oferecer uma programação cultural diversificada. Está instalado em prédio histórico onde se localizou a sede do Banco do Brasil no período de 1926 até 1960, sendo depois reformado para a adaptação das dependências.
O CCBB-RJ possui salas de exposições, salas para o programa educativo, arquivo histórico, biblioteca, 03 teatros, videoteca, sala de vídeo, cinema, auditório, livraria, restaurante, bonbonniere e salão de chá.
Um pouco sobre acervo
O Banco do Brasil começou a formar seu principal acervo, o de numismática, a partir da aquisição, em 1936, de moedas e cédulas brasileiras e em 1952, de uma coleção de moedas estrangeiras. A coleção é composta por cerca de 38.000 peças entre moedas, medalhas e outros valores impressos nacionais e estrangeiros. O museu preserva também uma curiosa coleção de antigos utensílios de escritório, como: telefones, máquinas de escrever, máquina de calcular, carimbos e variados objetos, além de peças de mobiliário utilizadas em diversas dependências do banco. Conta ainda com algumas obras em pintura, gravura e escultura relacionadas a sua história, destacando-se a iconografia de D. João VI e sua época, com 45 peças, entre: óleos, gravuras, desenhos e objetos diversos ligados à figura do fundador da instituição.
O arquivo histórico e memória CCBB – acervo formado por documentos recolhidos através dos anos, que contam a história do Banco do Brasil e sua participação na formação econômico-financeira do País. Possui ainda atas, relatórios, fotografias, plantas de agências, entre outros. A memória – mantém registros impressos e gravados em áudio e vídeo de todos os eventos realizados no CCBB desde a sua criação em 1989. A videoteca – possui acervo de 3.500 títulos, em VHS e DVD, selecionados em sintonia com o perfil da programação de cinema e vídeo da instituição. A biblioteca – foi inaugurada em 1931, originalmente voltada para assuntos técnicos, sendo hoje uma importante fonte de consulta nas áreas de Artes, Literatura e Ciências Sociais. Existem cerca de 120.000 títulos.
Fonte: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Rio)
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da fonte declarada, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio ou atualizações da mesma nessa página. Recomendamos contato telefônico ou visita ao site do espaço para maiores detalhes antes da visita!