CEP: 01327-000
Telefone: (11) 3477-7732
Site/e-mail: www.elevadorpanoramico.com.br
Horário: 14:00 às 20:00
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Descrição:
Rua Treze de Maio, 222. Uma rua no coração do Bixiga.
Bixiga, um bairro no coração de São Paulo.
13 de Maio, data de uma comedida esperança.
222, como não se lembra do expresso tropicalista, mesmo com a ausência de um dos 2? Expresso que nos leva, nos transporta, nos recoloca em um outro espaço-tempo potencial, criativo, dinâmico. É nesse endereço onde mora a Cia. Elevador de Teatro Panirâmico. A Cia. do transporte vertical urbano na intersecção com o expresso 222 transporte horizontal urbano. De muitas e outras urbanidades.
Do lado de fora um pequeno portão que guarda um corredor de poucos 2 metros de largura por 5 de comprimento. Um primeiro patamar, no nível da rua, no nível da luz do sol, da lus dos postes de mercúrio, dos casarões encortiçados, dos bares e botecos, de gente de todas as regiões do país e de outros territórios, migrantes, imigrantes, gente do bixiga, poli-etnia a misturar-se.
Logo depois uma escada de uns 8 degraus que nos aprofunda, nos leva ao fundo, na sequencia do mesmo corredor estreito, agora já com pouca luz, escuro, com pouco burburinho das ruas, das jukeboxes, dos gritos das mães a chamar seus filhos, filhos da rua do bixiga.
Mais alguns metros, alguns passos e o que era fechado, estreito, escuro começa a se iluminar. Um espaço vazio se configura no espaço de paredes claras, altas, com 8 metros de pé direito, de pés esquerdos a desestabilizar o conhecido, o bom senso, o lugar comum.
Lá de cima, pelas frestas das janelas, uma nova luz queima o piso de madeira, um novo sol, uma nova luz solar criando contornos nos corpos que se movem nesse tablado a gerar imagens, sons e sentidos tornando esse espaço vazio em espaço poético sujeito às coisas da relação tempo-spaço que a criatividade e somente ela proporciona ao homem.
Ao adentrar pelo pequeno portão na Treze de Maio por esse corredor de passagem, deixamos ao lado de fora o comezinho, as energias viciadas, atravessamos uma passagem que nos transporta até esse espaço vinculado às potências, à chama criativa, a um universo repleto de possibilidades que nos reinventaram e reinventam diariamente o cotidiano.
Fonte: Espaço Elevador
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da fonte declarada, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio ou atualizações da mesma nessa página. Recomendamos contato telefônico ou visita ao site do espaço para maiores detalhes antes da visita!