CEP: 20051-050
Estado: RJ
Descrição:
O Largo de São Francisco de Paula é um dos mais antigos logradouros da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.
Em sua origem, o logradouro era apenas uma lagoa fora dos muros da cidade, à altura da antiga Rua da Vala (hoje Rua Uruguaiana), atrás da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Ao assumir as suas funções, o Governador e Capitão-Geral da Capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade, primeiro Conde de Bobadela (1733-1763), determinou a expansão da malha urbana para além da vala, ordenando o aterro e o arruamento da antiga Lagoa da Pavuna, projeto que ficou a cargo do engenheiro militar José Fernandes Pinto Alpoim: este riscou e construiu uma vasta praça em 1742, onde seria construída a nova catedral do Rio de Janeiro, dada a ruína da antiga, a Igreja de São Sebastião do Morro do Castelo.
Originalmente denominada como Praça Real da Sé Nova, em 1749 foram lançados os alicerces para a edificação da nova catedral da cidade, paralisadas em 1752 e, posteriormente, reiniciadas, para serem novamente paralisadas quando do falecimento de Gomes Freire.
Em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, os alicerces da catedral foram aproveitados para a construção da Escola Central, depois Academia Real Militare Escola Politécnica. Hoje, abriga o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Fonte: Publicações da Internet
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da fonte declarada, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio ou atualizações da mesma nessa página. Recomendamos contato telefônico ou visita ao site do espaço para maiores detalhes antes da visita!