Endereço: Rua Primeiro de Março, s/n - Centro
CEP: 20010-000
Site/e-mail: www.basilicadocarmo.com.br
Funcionamento: Consulte o Local
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ

Descrição:

Fachada: O frontispício revestido em granito só pôde ser percebido em sua integridade a partir do término das torres, em 1850. As linhas classicizantes das pilastras jônicas contrastam com o frontão barroco de movimento ondulado e linhas delicadamente curvas e caprichosos motivos ornamentais. Destacam-se as portadas em mármore de lioz vindas de Lisboa. O frontispício tem um corpo central mais saliente e separado das torres. As pilastras jônicas sustentam o entablamento sobre o qual repousa o frontão, com o relógio no tímpano e encimado por cruz. Três sacadas contribuem para destacar a elegância da portada principal. As imponentes torres terminam em pináculos esféricos cobertos de azulejos azuis. Seu estilo enquadra-se dentro da orientação pombalina para a reforma de Lisboa.

 

Interior: A decoração interior tem seu ponto alto na excelente talha, pintada de branco, que sofreu a intervenção de três artistas. Os altares laterais apresentam uma convivência entre o barroco e o rococó. Os delicados ornamentos esculpidos em forma de conchóides, ramalhetes de flores, pequenos querubins, enxadrezados e guirlandas; e o douramento sobre fundo claro imprimem leveza à composição, característica do rococó. A capela-mor concilia elementos decorativos do rococó com a simbologia cristã, percebida nos emoldurados. As obras de talha foram concluídas em meados do século XIX por Antonio de Pádua e Castro, que assumiu o compromisso de harmonizar a nova talha com a já existente, adotando, contudo, o gosto neoclássico vigente na época. Pádua e Castro incumbiu-se da decoração das pilastras compreendidas entre os espaços dos seis altares laterais, das sacadas da galeria da nave e da complementação do arco-cruzeiro.

 

Planta: Nave única retangular com capelas rasas, capela-mor elevada e profunda e coro. A planta apresenta uma elaboração gráfica ímpar na cidade, sendo um exemplar de planta estruturada, pela organização de seus espaços.

 

CRONOLOGIA

1648 – Instituída a Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo.
1661 – Construção da Capela da Paixão de Cristo, onde se instala inicialmente a ordem, dentro do Convento do Carmo.
1755 – Lançamento da pedra fundamental da igreja-sede da Ordem, na presença do Governador Gomes Freire de Andrada (projeto de Francisco Xavier Vaz de Carvalho e execução de Manuel Alves Setúbal).
1761 – Instalação das portadas de mármore de lioz vindas de Lisboa. 
1768 – Conclusão de grande parte da igreja.
1770 – Bênção do provinciado dos carmelitas e procissão solene de trasladação das imagens da Ordem do Convento do Carmo para a igreja, na presença do vice-rei Marquês de Lavradio.
1772 – Construção da Capela do Noviciado, devotada a N.S.do Amor Divino e destinada à iniciação dos novos irmãos – aut: Manuel Alves Setúbal. Execução da talha: Mestre Valentim. 
1773 – Altar-mor da Capela do Noviciado – aut: Mestre Valentim.
1780 – Mestre Valentim transfere a imagem de Nossa Senhora para a base da pirâmide, colocando a do Senhor Crucificado no topo. Execução de todo o trabalho do trono e da talha do altar-mor, assim como o último Passo da Paixão.
1796/97 – Interferência de Inácio Ferreira Pinto. Construção do altar de N.S.das Dores, na Capela do Noviciado, por Mestre Valentim. Execução da grade em jacarandá do altar-mor.
1799 – Mestre Valentim faz uma urna para a Ordem.
1800 – Execução da cadeira do trono (autor: Mestre Valentim). Conclusão da construção do altar-mor.
1846 – Iniciada a construção das torres – aut: Manoel Joaquim de Melo Corte Real.
1848 – Interferência de Joaquim Pedro de Alcântara.
1850 – Término das torres.
1945 – Organizado o museu da Ordem, com um acervo formado por imagens, objetos de procissão, mobiliário, coleção de prataria, candelabros, navetas, lâmpadas etc.
1950 – Na edição da revista O Cruzeiro de 20/05, o diretor do Museu Histórico Nacional, Gustavo Barroso, declara que a portada e o lavatório da igreja da Ordem Terceira do Carmo eram os mais bonitos do Rio de Janeiro.
1988 – Reinauguração da Capela do Noviciado após dois anos fechada para restauração.

 

PATRIMÔNIO

– Portadas (central e lateral) em mármore de lioz – vindas de Lisboa em 1760
– Medalhão da Virgem (portada) – representação de N.S.do Carmo, Menino Jesus e São Simão Stock
– Portada lateral (com medalhão da Virgem)
– Trabalhos de talha – Luís da Fonseca Rosa, Mestre Valentim, Inácio Ferreira Pinto, Joaquim Pedro de Alcântara, Antônio de Pádua e Castro
– Figuras rococó da decoração interna – rocalhas, feixes de plumas, buquês florais, laços, figuras angelicais à la “espanholete” etc
– Imagem de N.S.do Carmo (altar-mor)
– Imagem do Cristo Crucificado (altar-mor)
– Imagens de Santa Teresa D´Ávila (altar-mor, à esq.) e Santa Emereciana com Sant’Ana e Maria (altar-mor, à dir.)
– Arco-cruzeiro e nave – Antônio de Pádua e Castro
– Lampadários de prata – capela-mor
– Capela-mor – aut: Luís da Fonseca Rosa e Mestre Valentim (cadeira do trono, grade e molde de dois lampadários) – mistura de elementos barrocos com rococó (guirlandas, ramalhetes de flores e querubins)
– Cartela com emblema da Ordem do Carmo (encimando o arco-cruzeiro)
– Degraus em mármore da Capela-mor

Sacristia
– Lavatório de mármore
– Imagem de N.S.do Cabo da Boa Esperança – original que ficava no oratório externo.
– Capela do Noviciado
– Decoração em estilo rococó, com revestimento de talha dourada sobre fundo claro (1772)
– Altar-mor de N.S.do Amor Divino (1773) – aut: Mestre Valentim
– Altar de N.S.das Dores (1796) – aut: Mestre Valentim
– Painéis laterais envoltos por molduras que trazem elementos rococós (como rocalhas, guirlandas de flores, penachos de plumas e cabeças de anjos) – representando “Virgem doando o escapulário a São Simão Stock”, “Visão de Santa Madalena”, “Visão de Santa Teresa D´Ávila” e “Visão de São João da Cruz” (de autor desconhecido, da segunda metade do séc.XVIII).
– Imagem portuguesa de N.S.do Amor Divino
– Imagem de roca de N.S.das Dores

 

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Fonte: Publicações da Internet

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