Endereço: Rua Arroio das Caneleiras, 650 - Conj. Hab. Instituto Adventista
CEP: 05868-860
Telefone: (11) 5511-9356
Site/e-mail: www.prefeitura.sp.gov.br
Funcionamento: Diariamente
Horário: 06:00–18:00
Cidade: São Paulo
Estado: SP

Descrição:

A área do parque é originária da antiga fazenda do Instituto Adventista (IAE), desapropriada em 1990 para a construção da COHAB Adventista. Nesta época, foi criada a Associação de Moradores em prol do Parque Ecológico Santo Dias; após várias intervenções, o parque foi inaugurado em 1992. Seu nome homenageia um morador do bairro Capão Redondo, morto em 1979 durante greve trabalhista.

 

Remanescente da Mata Atlântica com destaque para a palmeira Lytocaryum hoehnei, endêmica dos arredores de São Paulo. Na mata há exemplares de passuaré, pinheiro-do-paraná, camboatá, embaúba, canela, palmito, samambaia-açu, cambuí, bico-de-pato, cauninha, maria-mole e nas áreas ajardinadas encontram-se pinheiro-do-brejo, quaresmeira e árvore-do-papel-de-arroz, entre outras.

 

Das 84 espécies de animais relatadas, 75 são aves, incluindo alguns rapinantes como gavião-peneira, gavião- carcará, falcão-peregrino e coruja-orelhuda. Algumas aves de ambientes florestados como a choca-da-mata, pichororé, trinca-ferro-verdadeiro, pica-pau-de-banda-branca, jacu e o enferrujado podem ser vistas. Também é possível observar algumas aves endêmicas da Mata Atlântica como o periquito-rico, pica-pau-anão-de-coleira, pica-pau-de-cabeça-amarela, tucano-de-bico-verde e o arredio-pálido. Além disso, pode-se notar a presença ocasional do arapaçu-do-cerrado. Também ocorre o sagui-de-tufo-branco da catinga, carpas no lago e a constante vocalização da rãzinha-piadeira, sendo esta endêmica de Mata Atlântica. 
O espaço oferece regularmente ao público atividades de educação ambiental, cursos, atividades físicas e esportivas.

 

Possui playground, quadras de vôlei/tênis, futsal/handeboll e basquete/street ball, quiosque de ginástica, academia da terceira idade, aparelhos de ginástica, pista de Cooper, trilhas, sanitários, área de estar, viveiro de mudas, viveiro de plantas medicinais e nascente com pequeno lago. Trilhas ecológicas e arena para atividade física. Bosque da Leitura (equipamento da Secretaria Municipal da Cultura).

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Obs: As informações acima são de total responsabilidade da fonte declarada, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio ou atualizações da mesma nessa página. Recomendamos contato telefônico ou visita ao site do espaço para maiores detalhes antes da visita!