Estado: RJ
Descrição:
No interior do Passeio encontra-se também um grupo de estátuas de ferro trazido de Paris representando as estações do ano. As esculturas foram desenhadas por Mathurin Moreau e fundidas em 1860 no Val D’Osne. Até pouco tempo atrás as Quatro Estações do Passeio estavam desfalcadas, pois a estátua que representa o Inverno se encontrava desaparecida.
Em março de 2000, o advogado Francisco José Andrade Ramalho, um apaixonado pelos monumentos do Rio, descobriu a estátua do Inverno nos jardins do Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, no bairro de Santa Teresa. Em setembro de 2000, a estátua do Inverno, que pesa 500 quilos, foi levada de volta ao Passeio, completando o grupo dasQuatro Estações. Segundo Ramalho, o Inverno está representado pela figura da deusa romana Vesta, protetora dos lares e templos e associada ao fogo sagrado. A estátua do Inverno do Passeio possuía originalmente uma lamparina.
Fonte: Praça Passeio Público - Estátuas das Quatro Estações
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da fonte declarada, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio ou atualizações da mesma nessa página. Recomendamos contato telefônico ou visita ao site do espaço para maiores detalhes antes da visita!
