Endereço: Rua da Lapa, 47 - Centro
CEP: 20021-180
Telefone: (21) 2332-9223
Site/e-mail: www.salaceciliameireles.rj.gov.br
Valor: Consulte valor no site
Funcionamento: Consulte a programação no site
Horário: Consulte a programação no site
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ

Descrição:

salacecilia

 

A Sala Cecília Meireles não nasceu como Sala. Sua gênese é o Armazém do Romão, conhecida e frequentada confeitaria, com entrada pelo Beco do Império, rua lateral da Sala e que o passar do tempo batizou como Teotônio Regadas. Foi exatamente ali que o comendador Guilherme Porto decidiu edificar o Grande Hotel da Lapa, resultado de sua tenacidade e de seu tino para ganhar dinheiro. Porto pensava grande. Queria mesmo era um hotel de luxo, capaz de ofuscar o concorrido Hotel dos Estrangeiros, ali pertinho, bem no coração do Catete.

 

O ar de elegância e a movimentação política de então foram ditados pelo comendador, nas últimas luzes do século XIX, com uma República ainda em seus primeiros passos. A escolha do local não deixava muitas dúvidas sobre o olhar certeiro de Guilherme Porto – o novo hotel foi erguido no Largo da Lapa, próximo ao Cassino Fluminense, ao Passeio Público, à Biblioteca Nacional, ao ponto dos bondes e, finalmente, ao movimento das marés.

 

O hotel não duraria para sempre, mas fez e contou sua história. Uma dessas versões foi tecida por Artur Azevedo em sua comédia opereta A Capital Federal, com três atos, 12 quadras e escrita no final do século XIX.

Fonte: Sala Cecília Meireles

Obs: As informações acima são de total responsabilidade da fonte declarada, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio ou atualizações da mesma nessa página. Recomendamos contato telefônico ou visita ao site do espaço para maiores detalhes antes da visita!