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Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
Descrição:
A simplicidade da fachada esconde o esplendor da Igreja de São Francisco da Penitência, concluída em 1772. São inúmeros detalhes barrocos, boa parte entalhada em cedro por Francisco Xavier de Brito (mestre de Aleijadinho) e revestida com folhas de ouro.
No altar principal, as imagens de São Francisco de Assis e do Cristo Seráfico parecem mover-se.
Fachada: A fachada se manteve desprovida de exageros ornamentais e tem caráter horizontal, fato pouco comum no Brasil e único na cidade. O frontispício é compartimentado por quatro pilastras em cantaria arrematadas por pesados pináculos. As pilastras são interligadas por cimalha interrompida pelo frontão de linhas curvas, com pequeno óculo. O corpo central é realçado pela portada principal, encimada por medalhão oval. As sobrevergas das portas laterais são mais simples que as das janelas do segundo pavimento. A portada foi concebida em pedra de lioz. O frontão, apesar de alterado, manteve seu perfil recortado em curvas e contracurvas.
Interior: Trata-se de uma das melhores obras de decoração religiosa do país e a mais importante do Rio. Apesar de suas pequenas dimensões, o trabalho de decoração provoca um efeito arrebatador. Em contraste com a singeleza de seu frontispício, a igreja possui uma decoração barroca, inteiramente recoberta por talha dourada, constituindo num dos mais preciosos conjuntos do país. A decoração foi feita em talha contínua. Os painéis pictóricos, a pintura em perspectiva (a primeira do país) e os fingidos de embutidos de mármore nas laterais da nave fazem contrapeso ao dourado da composição.
Planta: Nave única retangular, com altares e tribunas laterais, dois púlpitos, capela-mor retangular e dependências.
CRONOLOGIA
1619 – Constituída a Venerável Ordem Terceira da Penitência do Seráfico São Francisco, sediada em uma pequena capela do Convento de Santo Antônio.
1622 – Construída a Capela de N.S.da Conceição, na Igreja do Convento de Santo Antônio.
1657 – Início da construção da Capela dos Exercícios.
1700 – Início da construção da igreja.
1726 / 43 – Decoração interior. Altar-mor.
1732 – Reforma do frontispício, que ganha um novo portal.
1737 – Inauguração. Execução da pintura do teto da nave (Caetano da Costa Coelho).
1748 – Instalação de nova portada.
1817 – Instalação do Mausoléu de d.Pedro Carlos na Capela de N.S.da Conceição.
1833 – Intervenção de Antonio de Pádua e Castro (talha da Capela do Santíssimo Sacramento e execução de andores)
1933 – Fundado o museu da Ordem, com um acervo formado por imagens e paramentos sacros, alfaias, andores, lanternas etc.
1988 – Início da primeira restauração.
PATROMÔNIO
– Pintura do teto da nave (1737 / 40) – representando a apoteose de São Francisco (aut: Caetano da Costa Coelho) – considerada a primeira pintura em perspectiva do Brasil
– Talha (estilo barroco) – projeto de Manoel de Brito e execução de Xavier de Brito.
– Arco-Cruzeiro – autor: Xavier de Brito
– Capela do Santíssimo (séc.XVIII) – autor: Antonio de Pádua e Castro (lado esquerdo da nave)
– Retratos de d.Pedro II e d.Teresa Cristina (ante-sala que dá acesso à sacristia)
– Douração e pintura – aut: Manuel da Costa Coelho
– Tocheiros (dois) – de 1776
– Dragões (dois) – inspiração chinesa para sustentação dos lampadários
– Imagens (interior da nave) – Santa Rosa Viterbo, São Gonçalo do Amarante, São Vicente Ferrer (dir.); São Ivo, São Roque e Santa Isabel de Portugal (esq)
– Altares-laterais (de Xavier de Brito) – São Luís dos Franceses, Santa Delfina e São Gualter; São Lúcio, Santa Bona e São Elisário
– Pintura do forro do coro – atribuída a Caetano da Costa Coelho
– Arco de talha (à entrada da antiga capela) – atribuído a Manuel de Brito
– Portada (1748)
– Embutidos de mármore nos degraus da capela-mor
Sacristia
– Pintura do teto (séc.XVIII) – autor desconhecido
– Lavabo em mármore de lioz
– Arcaz de jacarandá com puxadores de prata (1780)
– Altar-mor – talha: Manuel de Brito.
– Figura de Deus-Padre ladeado por serafins e anjos
– Imagem de N.S.da Conceição (sobre o altar)
– Imagem de São Francisco de Assis (trono)
– Imagem do Cristo seráfico (trono)
Capela de N.S.da Conceição (1622) – talha de Manuel de Brito e Xavier de Brito
– Mausoléu de mármore branco de d.Pedro Carlos de Bourbon
– Dossel ladeado por figuras da Fé e Esperança (atribuídas a Xavier de Brito)
– Vulto dos quatro evangelistas (volutas inferiores)
– Pintura de teto – imagem de N.S.da Conceição
– Pinturas sobre madeira – episódios da vida da Virgem
Fonte: Publicações da Internet
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